terça-feira, 19 de julho de 2011

APOSENTADORIA E PLANEJAMENTO – PROCURE A ASSESSORIA DO SINDENEL

É muito comum trabalhadores aposentados procurarem a assessoria jurídica do SINDENEL, questionando sobre a possibilidade de ações judiciais para revisão dos benefícios de aposentadoria do INSS. As teses mais comuns são o reconhecimento de tempo especial (no caso dos eletricitários) e a desaposentação (para aqueles que continuaram trabalhando após terem se aposentado pelo INSS), entre outras.
 
Ocorre que poucos trabalhadores procuram a assessoria jurídica antes de se aposentarem. Assim, sem a devida orientação, muitos acabam se aposentando num momento ruim, recebendo um benefício bastante inferior àquele que poderia ser obtido. Um exemplo clássico é o trabalhador que consegue no INSS uma aposentadoria proporcional sem saber que, caso contribuísse por mais alguns meses, teria direito a uma aposentadoria integral (a diferença pode chegar a 30%).
 
Um planejamento previdenciário pode mudar esta situação. É importante verificar se o tempo de contribuição e o momento favorecem um bom benefício previdenciário. Portanto, antes de pleitear sua aposentadoria, procure o SINDENEL e obtenha informações junto ao plantão da assessoria jurídica. Para questões previdenciárias, o plantão ocorre às terças-feiras, das 14:00 às 17:00, e o atendimento é gratuito para trabalhadores filiados ao sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário