terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Itaipu bate recorde de geração de energia em janeiro

Hidrelétrica binacional trabalha com a meta de ter a maior produção da história em 2012

A hidrelétrica de Itaipu estabeleceu uma nova marca de produção em janeiro de 2012. Nos 31 primeiros dias do ano, a usina gerou 8,4 milhões de MWh, ante 8,39 milhões de MWh no mesmo período de 2011, o que estabelece um novo recorde para o mês. Até então, a maior marca registrada pela usina em meses de janeiro era justamente a de 2011.

Segundo a administração de Itaipu, o que contribuiu para que a produção aumentasse 0,9% este ano foi, além das boas condições hidrológicas, a demanda. Em matéria publicada no jornal online da usina, ela afirma que os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai exigiram bastante de Itaipu, que respondeu com uma geração média de 11.379MW.

Além disso, a superintendência de operação acredita que a produção deve continuar em alta em fevereiro, uma vez que há água sobrando no reservatório e a vazão afluente média para fevereiro deve ficar em torno de 15 mil m²/s. As fortes chuvas que atingiram o Sudeste em janeiro ainda devem levar a usina a ficar com o vertedouro aberto. No Sudeste, os reservatórios estão com 76% da capacidade e algumas hidrelétricas, com volume mais alto, abrirm os vertedouros, o que, num efeito cascata, faz o excesso de água chegar a Itaipu, última planta da bacia no território brasileiro.

O melhor janeiro de todos os tempos deixa ainda mais otimista a equipe técnica da Itaipu, que tem como meta e desafio atingir em 2012 a marca de 100 milhões de MWh. O recorde histórico foi em 2008, quando a Itaipu produziu 94,6 milhões de MWh. Com 20 máquinas geradoras, Itaipu tem uma potência instalada de 14 mil MWh. Em 2011, atendeu 17% do consumo brasileiro e 73% do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário