sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Funcionários da Copel podem paralisar serviços no final de novembro


Servidores da companhia prometem cruzar os braços no dia 22 de novembro no caso de a Copel não sinalizar intenção de conceder aumentos maiores que as perdas da inflação
Os servidores da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) podem paralisar suas atividades no próximo dia 22 de novembro. O comunicado feito nesta quinta-feira (1º) aponta que a classe reprova a intenção da companhia de reajustar os salários dos funcionários apenas com as perdas da inflação. Os funcionários decidem em assembleia até a sexta-feira (9) da semana que vem se param ou não em busca de reajustes.
O presidente do Sindicato dos Eletricitários de Curitiba (Sindenel), Alexandre Donizete Martins, relata que a principal reclamação dos funcionários é o aumento real de 3% na remuneração. “Nós queremos um aumento de 8,5%, que representa as perdas [5,58% de inflação] mais os 3% que reivindicamos. Temos que considerar que no ano passado não tivemos aumento mesmo com o anúncio de recorde de lucros da Copel”, disse.
A negociação salarial de 2012 entre a Copel e os funcionários da empresa começou no mês de setembro. A pauta de reivindicações dos servidores possui 18 itens, e, segundo Martins, nenhum deles foi atendido nas propostas apresentadas até agora. “Nós levamos a proposta da Copel [de aumentar a inflação nos salários] para a categoria, mas já com um indicativo de que se a proposta não fosse aceita e se a pauta não avançar, paralisamos nossas atividades no dia 22 e caso não haja avanço também nos dias 29 e 30 [de novembro].”
No caso de os funcionários cruzarem os braços, conforme o presidente do sindicato, a manutenção das redes elétricas é o trabalho mais prejudicado. “Claro que se formos parar haverá o respeito à legislação de manter 30% dos funcionários na ativa. Mas, no caso de termos um temporal, ou um evento climático do tipo que danifique a rede, pode haver demora na recomposição do sistema”, alerta.
Até a sexta (9) da semana que vem, a previsão é de que sejam realizadas mais de 50 assembleias no estado. Os funcionários de todos os municípios serão consultados e votarão a favor ou contra a paralisação.
Outro lado
A Copel, em nota, afirmou que a proposta apresentada aos funcionários, no entendimento da empresa, “contempla de forma satisfatória os principais pleitos formulados pela categoria, incluindo ganhos reais (acima da variação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em diversos dos seus itens.” A companhia diz que confia que “sua proposta seja avaliada responsavelmente e com serenidade por cada Copeliano nas assembleias já convocadas pelos diversos sindicatos representativos da categoria para esse fim”.
A empresa informou ainda que os benefícios oferecidos aos funcionários foram estruturados de modo a não ultrapassar os limites da responsabilidade com relação aos recursos disponíveis. A nota cita ainda uma edição, por parte do Governo Federal, da Medida Provisória 579. As alterações, segundo a organização, modifica critérios para a renovação das concessões de geração, transmissão e distribuição, o que deve impactar nos níveis de remuneração da empresa.

Fonte Gazeta do Povo - 01/11/2012  ANTONIO SENKOVSKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário