quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Crise Política Administrativa no Governo à vista.

Lamentável!!! Essa é a expressão do sentimento dos trabalhadores ao ver, viver e ouvir notícias de APAGÃO no Brasil.
Avisamos as autoridades e alertamos a população que o sistema está susceptível à APAGÕES!!!
Como ocorrido no ultimo dia 28 de agosto, no Piauí, quando uma corriqueira queimada deixou o Nordeste do País um caos total, às escuras.
O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quis diminuir a responsabilidade do Governo dando uma conotação de naturalidade à essa aberração do APAGÃO. Citou os Estados Unidos para justificar a falha, a falta de manutenção e a falta de fiscalização do SIN – Sistema Interligado Nacional.
O Setor Elétrico Brasileiro está como um barco a deriva, um navio sem capitão, sem comando.
Os Órgãos e repartições públicas que consomem muito dinheiro para evitar esses eventos lamentáveis não cumprem o papel fiscalizador, regulador e preventivo.
Contra Fatos não há Argumentos
Se uma queimada pode apagar o Brasil? O que o Governo está fazendo em relação a isso?
Nós podemos responder: Ao nosso ver, nada de efetivo!
É uma irresponsabilidade tremenda passar o papel do Estado para uma Empresa através de Privatização ou PPP e não fazer a fiscalização necessária, não avaliar a competência e capacidade de execução destas Empresas e, pior: não tomar atitude contra essas concessões lesivas ao País.
Essa história de queimada é antiga e o que o Governo não diz, não assume é que as Empresas que detém as concessões não fazem as manutenções da Faixa de Redes de Transmissão como deveriam, assim como as devidas roçadas e retiradas de vegetação mantendo uma faixa de segurança e funcionalidade.
Nós pagamos por esse serviço, eles não cumprem seu papel e o Governo não fiscaliza.
É mesmo uma Pouca Vergonha!!!
 Negligência Pura
 A Fenatema vem alertando o descaso, a falta de investimento, os riscos de apagões, a falta de fiscalização de verdade… Mas o Governo faz ouvido moco, se finge de morto, dá uma de que não é com ele. Negligência!
Antes achávamos que eram reflexões de gestões anteriores, hoje vemos que é continuísmo do descaso.
Enviamos diversas correspondências à Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, todos informes que alertávamos e anunciávamos a Crise e nada foi feito para evitar os APAGÕES que estão ocorrendo [ F-010/2013F-065/2012F-066/2012Jornal Fenatema nº 11 de 29/11/2012Manifesto à População (Jornal da Privataria)Boletim 15/05/2013 e Estudo do DIEESE de dezembro/2012], tudo enviado à Casa Civil, Perigo alertado!!!

Política mal elaborada traz APAGÃO
Alertamos o Governo que as privatizações foram nefastas, mas que o continuísmo será fatal para o Setor Elétrico Nacional.
Para piorar o Governo erra na mão, na hora de aplicar políticas no Setor. No afã de reduzir a tarifa e conquistar dividendos políticos eleitoreiros o Governo desregula o Setor, acentuando a crise já instalada.
Exemplo disso são as MPs 577 e 579/12 que afetaram o formato do Setor de forma abrupta, prejudicando, a princípio, os trabalhadores, e agora já está atingindo a população
 ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade
Não tendo espaço para dialogar com o Governo que deu as costas às nossas denúncias e críticas entramos, através da nossa Confederação
Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias – CNTI, com a ADI 5018/2013, que aguardamos liminar do Supremo Tribunal Federal – STF.
A ADI está nas mãos do Ministro Luís Roberto Barroso, de quem esperamos que acate nosso pleito e dê um novo rumo ao Setor Elétrico Brasileiro. Que ele não permita o esfacelamento e o desmonte e o desrespeito a um setor tão fundamental para a economia, para o conforto e segurança da população brasileira.
 Setor em colapso e Governo às cegas
Nós, da Fenatema, falamos pessoalmente com o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão; com o Ministro do Trabalho Manoel Dias; encaminhamos carta à Casa Civil para a Ministra Gleisi Helena Hoffmann, alertamos o Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República José Lopez Feijóo sobre as consequências terríveis desse ciclo vicioso que está levando o Setor Elétrico ao caos.
Alertamos que o SIN – Sistema Interligado Nacional está cada vez mais abandonado.
Não adianta gastar trilhões na Geração de Energia se não cuidar também da Transmissão (Torres e Linhas), assim como, da Distribuição da Energia (Infraestrutura de entrega nos diversos níveis de tensão/voltagem elétrica).
Entendemos que os APAGÕES serão cada vez mais frequentes e mais prolongados por inoperância e negligência do Estado, que transferiu o Setor para a iniciativa privada e não está sequer fiscalizando adequadamente ou dando punições disciplinadoras para evitar os APAGÕES.
E porquê não dizer: Tomando as Concessões/ Federalizando os contratos que não forem cumpridos adequadamente.
Esperamos Vontade Política e Coragem Política do Governo para enfrentar os interesses do Capital que se apropriou do Setor Elétrico e não está cumprindo o dever contratado, mas, não param de receber os dividendos do negócio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário