terça-feira, 31 de maio de 2016

Fernando Coelho Filho anuncia secretários e presidente da EPE

O matemático Luiz Augusto Barroso será o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), após aceitar convite do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para compor o time de gestores das secretarias do MME e dos órgãos vinculados. Também foram confirmados nesta segunda-feira (30/05) os nomes do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e do secretário de Geologia e Mineração do MME, Eduardo Azevedo e Vicente Lôbo, respectivamente. Para a Secretaria-Executiva, já havia sido confirmado Paulo Pedrosa, que está se descompatibilizando de atividades anteriores para formalmente integrar a equipe de Coelho Filho.

Na EPE, Barroso terá como missão buscar um reposicionamento da entidade para além da sua atuação já consolidada, com importante papel nos leilões de energia e pesquisas, se tornando um espaço destinado a pensar de forma estratégica o Setor Energético, trazendo para o Brasil o conhecimento de ponta gerado internacionalmente sobre o tema.

“Agradeço enormemente ao Barroso, que entendeu nossa proposta de construir um ambiente setorial propício aos investimentos, alinhada com a visão do presidente interino Michel Temer, de promover a reinstitucionalização do país. Com sua expertise e experiência, Barroso ajudará no reerguimento e dinamização do setor com base em credibilidade, transparência, independência e eficiência”, afirmou Fernando Coelho Filho.

O ministro Fernando Colho Filho agradeceu o engajamento dos novos secretários e de Barroso ao aceitarem o convite para compor o secretariado do MME e o time de gestores dos órgãos vinculados ao Ministério. Coelho Filho agradeceu também o apoio que vem recebendo de técnicos do setor com quem tem conversado e das entidades e associações do setor energético, que vêm oferecendo sua visão e contribuindo com o debate de mão dupla sobre as propostas, para criação de uma nova base no setor, calcada na meritocracia e em princípios sólidos, com aperfeiçoamento da governança.

“Dependemos de todos, inclusive de fora do governo, nessa visão de que podemos aprimorar o setor. Isso depende de todos, com mais eficiência, competência, para ajudarmos a trazer resultados para a economia do país”, destacou Coelho Filho.

O futuro presidente da EPE vai preparar sua transição para ocupar o cargo, interrompendo atividades privadas e consultorias internacionais. Em respeito às pessoas e à instituição, o ministro Fernando Coelho Filho solicitou que a direção atual da EPE permaneça no cargo, preparando um processo de transição seguro.

Veja abaixo o currículo resumido de Barroso, Azevedo e Lôbo:

Luiz Augusto Barroso (Presidente da EPE)

Luiz Barroso é matemático, com doutorado em matemática aplicada (otimização) ao setor elétrico. Atualmente, é diretor executivo da PSR, consultoria na qual atua há cerca de 18 anos, liderando estudos de planejamento, regulação, finanças, gestão de riscos e comercialização de energia no Brasil e em mais de 30 países.

O futuro presidente da EPE possui uma forte atuação acadêmica: é pesquisador associado do Instituto de Investigación Tecnológica da Universidad Pontificia Comillas na Espanha, leciona na Escola de Regulação de Florença e foi professor visitante de diversas universidades no mundo, incluindo o MIT.

Eduardo Azevedo (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME)

Eduardo Azevedo é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Engenharia de Produção pela mesma instituição e pós-graduado em Comercialização de Energia pela Universidade de Pernambuco (UPE). O novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético já participou como consultor em projetos do MME, em parceria com o PNUD, para a implantação do Sistema Nacional de Informações Energética (SNIE), entre 2002 e 2003.

Entre 2010 e 2016, ocupou o cargo de Secretário Executivo de Energia do Governo de Pernambuco, onde foi responsável pela realização do primeiro leilão estadual de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica no Brasil, que viabilizou a instalação do primeiro complexo no país. Desde 2013, Azevedo é o de vice-presidente de Energias Renováveis do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Minas e Energia.

Vicente Lôbo (Secretário de Geologia e Mineração do MME)

Vicente Lobo é formado em Engenharia de Mineração (Universidade Federal de Minas Gerais) com MBA em Administração de Empresas (FGV).

O novo secretário de Geologia e Mineração do MME foi diretor Industrial de unidades da Vale, entre 2010 e 2015,  e diretor Industrial na Bunge Ltda, entre 2003 e 2010, com atuação no setor mineral desde 1986. Em sua atuação na Vale, Lôbo era responsável pela direção das atividades de desenvolvimento de processos químicos, bem como pela operação das minas e da manufatura de fosfato em diversas unidades da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário