terça-feira, 19 de julho de 2016

Centrais promovem ato contra os juros altos

As principais Centrais Sindicais do País realizam nesta terça-feira (19), em São Paulo, ato unitário contra os juros altos e por mais empregos. A manifestação, em frente à sede do Banco Central, na avenida Paulista, é organizada pela CUT, Força Sindical, UGT e Nova Central, CSB e CTB, com apoio de Sindicatos de várias categorias.

Para as entidades, a crise econômica pela qual o País passa é agravada pela taxa de juros básica (Selic) da economia, atualmente em 14,25% ao ano. O índice é prejudicial para o setor produtivo e os consumidores. O ato dessa terça coincide com o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que vai definir a nova taxa.

“As seis Centrais estarão juntas nesse ato, o que é importante para a união da classe trabalhadora estar mais amplamente representada”, destaca o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna) à Agência Sindical.

Para o secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Alvaro Egea, o ato também é uma forma de denunciar os privilégios concedidos ao setor financeiro. “Os juros altos só favorecem aos rentistas e isso vem ocorrendo há muito tempo. O setor produtivo e os trabalhadores acabam reféns dessa política de favorecimento do setor financeiro, cujas principais consequências são a queda na produção e o fechamento de postos de trabalho”.

Luta conjunta - O ato de terça abre uma nova fase de diálogo entre as Centrais, que voltarão a se reunir dia (26), na capital paulista, com a presença de representantes das 27 unidades da Federação, que devem aprovar um manifesto em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário