quinta-feira, 21 de julho de 2016

Federação única dos Petroleiros organiza greve contra 'desmonte' da Petrobras

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou os preparativos de uma greve dos petroleiros, por cinco dias, nos campos maduros terrestres da Petrobras no Nordeste e Espírito Santo. Os campos foram incluídos no programa de concessão do plano de desinvestimentos da empresa.

A decisão ocorreu na 6ª Plenária Nacional da FUP (PlenaFup), entre os dias 6 e 9 de julho. Além de traçar estratégias para a campanha salarial da categoria, os delegados dos 13 Sindicatos filiados debateram o cenário político e econômico atual, com destaque para as iniciativas do governo interino visando o desmonte da Petrobras e a entrega do pré-sal.

Gustavo Marsaiolo, integrante da direção colegiada do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindpetro-SP), disse à Agência Sindical que outra deliberação importante foi a definição de um calendário de lutas contra o Projeto de Lei 4567/2016, que retira da Petrobras a condição de operadora única de todos os blocos pré-sal.

“A pressa na tramitação da matéria tem um aspecto negativo, pois conhecemos bem o perfil atual da Câmara dos Deputados. Sabemos que a maioria conservadora do legislativo fará de tudo para aprovar o projeto”, adverte Marsaiolo.

O petroleiro ressalta que, entre os impactos negativos da aprovação do projeto, está a paralisação do desenvolvimento da tecnologia de exploração em águas profundas, na qual a Petrobras é pioneira; paralisação da indústria naval brasileira; perda de postos de trabalho, que correm risco de ser fechados; além de problemas ambientais.

“Não podemos esquecer o acidente no Campo de Frade, quando a Chevron ignorou todas as normas técnicas para a exploração e ainda levou dias para anunciar que havia um vazamento. O que vemos são essas empresas atuando de maneira pouco comprometida com o meio ambiente e a sociedade em todos os lugares”, adverte Gustavo Marsaiolo. Mais informações: www.fup.org.br
Fonte: Diap

Nenhum comentário:

Postar um comentário