quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pergunta em pesquisa sobre Temer e Dilma provoca polêmica

Uma pergunta feita pelo Instituto Datafolha sobre o quadro político virou alvo de polêmica desde terça-feira (19). Blogs que apoiam a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), acusam o jornal Folha de S.Paulo, que pertence ao grupo do instituto, de ter manipulado a pesquisa a favor do presidente interno, Michel Temer (PMDB). A direção da “Folha” nega equívoco e reafirma a publicação.

O centro do imbróglio é uma pergunta sobre a permanência de Temer ou a volta de Dilma. “Na sua opinião, o que seria melhor para o país: que Dilma voltasse à Presidência ou que Michel Temer continuasse no mandato até 2018?” foi a questão feita aos entrevistados em 14 e 15 de julho. Para 50%, Temer deve ficar, 32% Dilma deve reassumir e 3% responderam que preferiam nova eleição.

Os blogs afirmam que houve erro na pesquisa porque a opção sobre novas eleições não foi oferecida ao eleitor e, na visão dos blogueiros, não deveria ser considerada.

Na quarta-feira (20), o jornal publicou em seu site uma reportagem em que nega haver erros. “Não há erro, e tanto a ‘Folha’ quanto o Datafolha agiram com transparência”, afirma Alessandro Janoni, diretor de pesquisa do instituto.

O Datafolha informou que a opção “novas eleições” foram mencionadas espontaneamente por 3% dos entrevistados e, portanto, ela foi incluída na pesquisa. “Se uma alternativa é citada espontaneamente por mais de 1% dos pesquisados, isso deve ser destacado”, afirmou Janoni na reportagem.

O Datafolha acrescentou que foi feita uma pergunta explícita sobre a realização de nova eleição e que 62% se disseram favoráveis. Essa questão não apareceu na reportagem divulgada pela “Folha”.

Sobre a não publicação de algumas questões do relatório, Sérgio Dávila, editor-executivo da “Folha”, afirmou que é prerrogativa do jornal escolher o que acha jornalisticamente mais relevante no momento em que decide publicar a pesquisa.

“O resultado da questão sobre a dupla renúncia de Dilma e Temer não nos pareceu especialmente noticioso, por praticamente repetir a tendência de pesquisa anterior e pela mudança no atual cenário político, em que essa possibilidade não é mais levada em conta”, disse Dávila, no texto publicado no site do jornal paulista.

Dávila ressalta que não é incomum o Datafolha fazer mais perguntas do que as que acabam sendo utilizadas nas reportagens.

A realização de novas eleições é uma tese que passou a ser defendida por Dilma desde que foi afastada do cargo, após o Senado aceitar a abertura do processo de impeachment.

A pesquisa teve margem de erro de dois pontos percentuais e ouviu 2.792 pessoas em 171 cidades.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário