quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Paulo Paim reafirma posição contra PEC do Teto dos Gastos

Em discurso nesta quarta-feira (16), o senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou que a aprovação da proposta de emenda à Constituição que fixa um teto para as despesas públicas causará sérios prejuízos aos brasileiros, porque não garantirá os investimentos necessários para a saúde e a educação.

Ele explicou que, por causa da crise, muitos brasileiros estão abandonando os planos de saúde e migrando para o Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos alunos também estão deixando as escolas particulares e se transferindo para as escolas públicas. Com isso, são necessários mais recursos para os dois setores, advertiu.

Paim alertou ainda que o envelhecimento da população e o consequente aumento do número de habitantes exigirão do país mais investimentos.

— Conforme a expectativa de vida divulgada pelo IBGE, daqui a 15, 20 anos nós seremos em torno de 230 milhões de habitantes. Como é que vamos usar o mesmo orçamento de hoje? Claro, se você só desconta a inflação, você vai ter que usar o mesmo valor real de hoje para 230 milhões de brasileiros. Hoje, somos em torno de 210 milhões. É uma conta, como eu digo, que não fecha — ponderou.

Paulo Paim também leu carta divulgada pelos participantes do Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, realizado de 6 a 9 deste mês, manifestando indignação com medidas do governo federal, como as propostas de reforma da Previdência Social e a limitação dos gastos públicos.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário