segunda-feira, 3 de abril de 2017

Meirelles diz que a aposentadoria no Brasil é proporcionalmente maior do que a de países ricos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em comissão especial da Câmara que atualmente a Previdência Social, no Brasil, é “generosa”. Segundo ele, a taxa de reposição – o percentual do salário da ativa que corresponde ao benefício previdenciário – é de 76% em média.

Entre 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), disse o ministro, a média é de 56%.

No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o valor médio no Brasil corresponde a 33% do PIB per capita, enquanto na Alemanha o valor médio é de 12%. Nos Estados Unidos, de 16%.

Outro dado citado por Meirelles é a idade média de aposentadoria do homem. Segundo o ministro, é de 64 anos em 34 países da OCDE, ante 59,4 anos no Brasil. “No meu gráfico, [essa média] é superior apenas a Luxemburgo, um pequeno país europeu.”

Injustiça
Por outro lado, Meirelles disse que a Previdência é “injusta” porque os mais ricos se aposentam por tempo de contribuição enquanto os mais pobres não conseguem comprovar tanto tempo e se aposentam por idade. “O único fator redistributivo das regras atuais é a vinculação do piso ao salário mínimo – e isso será mantido”, afirmou.

O debate desta quinta-feira (30) encerra a fase de audiências públicas da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência (PEC 287/16). O relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), se comprometeu a conversar com todas as bancadas partidárias antes de entregar o texto para votação.
Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário