sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Ministro reforça parceria com Sine nos estados para combate ao desemprego

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, reforçou nesta quarta-feira (16) a importância da parceria do Ministério do Trabalho com os estados e municípios para o atendimento nas unidades do Sine em todo o Brasil. Durante reunião do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset), na sede do MTb, ele afirmou que essas unidades podem receber melhorias de infraestrutra, para que os atendentes tenham melhores condições de prestar serviços aos trabalhadores.

“Se o trabalhador precisa dos serviços, os atendentes precisam de condições para dar um bom atendimento”, comentou o ministro. “Com a parceria, já foram resolvidos problemas que encontramos no início da gestão. Agora, estamos trabalhando para oferecer infraestrutura muito melhor.”

Segundo ele, o MTb tem 560 agências no Brasil, mas conta com mais de 2 mil unidades de atendimento e 14,5 mil funcionários para prestar os serviços aos trabalhadores. “Isso só é possível, em grande parte, graças à parceria com o Sine”, explicou.

Serviços essenciais - Nessas unidades, o trabalhador pode fazer o requerimento do Seguro-Desemprego, obter informações sobre o Abono Salarial, retirar Carteira de Trabalho e se candidatar a vagas de emprego. “São serviços essenciais ao trabalhador e o Ministério do Trabalho precisa dos parceiros para dar conta dessa demanda”, comentou.

Após ouvir demandas dos secretários de Trabalho dos estados, Ronaldo Nogueira garantiu que todas as questões serão analisadas pelas equipes do MTb. “As manifestações foram acolhidas e vamos buscar soluções, para rever essas questões que estão dificultando alguns atendimentos”, informou.

A orientação, segundo o ministro, é para “dar agilidade na transferência dos recursos aos Sines”. Ele lembrou, porém, que existem “ritos burocráticos” que precisam ser respeitados e que podem causar certa demora em alguns procedimentos. “O Ministério precisa responder aos órgãos de controle sobre os gastos realizados nos estados e, por isso, às vezes ocorre alguma demora”, esclareceu.

Otimismo – Ronaldo Nogueira salientou que o país está entrando em uma nova fase, com a recuperação gradual da economia e dos índices de emprego. Citando os recentes anúncios de investimentos da Ford no Rio Grande do Sul e da Volkswagen em São Paulo, o ministro destacou os números positivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) neste ano. “Hoje temos a retomada do emprego, depois de dois anos de quedas consecutivas. São cinco meses de crescimento na criação de vagas, sendo quatro meses consecutivos”, afirmou. Esse crescimento já se traduz no saldo positivo de mais de 103 mil novas vagas no acumulado do ano.

Emprega Brasil - O ministro incentivou os secretários de Trabalho a divulgarem programas e iniciativas do governo federal, como o Emprega Brasil e o Sine Fácil. O objetivo é reduzir as demandas de atendimento nas agências físicas do MTb e do Sine. “O trabalhador pode buscar informações na internet, sem precisar ir até a agência”, salientou.
Fonte: MTb

Nenhum comentário:

Postar um comentário