sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DIEESE aos 62 anos mira 2030

Muitas histórias compõem a trama que tece a vida do DIEESE, uma instituição criada, dirigida e financiada pelo movimento sindical brasileiro. O DIEESE foi criado no âmbito do Pacto de Unidade Sindical, movimento unitário que nos anos 50 conduzia muita mobilização sindical que culminou, em São Paulo, na grande greve unitária dos 700 mil trabalhadores no ano de 1954.

Como hoje, o clima na política era quente, com muitas mudanças desde o suicídio de Vargas. Em outubro de 1955 Juscelino Kubitschek venceu as eleições com a chapa JK/Jango, em uma campanha baseada no desenvolvimentismo e na modernização da indústria nacional. Lacerda, apoiado por militares e parte da grande imprensa, tentou desqualificar e desarticular a vitória de JK com uma falsa carta que, segundo ele, provaria a intenção de Jango em estabelecer um regime sindicalista, inclusive oferecendo armas aos operários. Getúlio em 54 retarda em dez anos o golpe civil militar que se materializaria em 1964.

Em dezembro de 1955 o clima político fervia com manobras e movimentos nos bastidores da arena política da capital federal, Rio de Janeiro. Um jogo complexo se processou desde as eleições para resistir à armação do golpe e garantir a posse de Juscelino em 31 de janeiro de 1956. O Brasil fervia politicamente, em estado de sítio, e os trabalhadores se movimentavam, agitados.

Em uma sala do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no dia 22 de dezembro de 1955, reuniram-se em assembleia 19 dirigentes das entidades sindicais que deliberaram pela criação do DIEESE.

Criado na turbulência da vida política brasileira e no seio das lutas operárias, o DIEESE cresceu na diversidade do movimento sindical, orientado pela unidade e instruído pelas ciências sociais e econômicas. Ousada, essa instituição se forma mobilizando mentes e corações reunidos em torno da utopia da igualdade, da justiça e da democracia.

São mais de seis décadas de produção técnica continuada, com pesquisas e estudos que subsidiam a ação sindical, informam a sociedade e a ajudam a formar opinião. Conhecimento que se multiplicou através do trabalho de formação sindical, aplicado nas negociações coletivas e distribuídos através de publicações e dos meios de comunicação.

Hoje olhamos para um futuro turbulento no país e no mundo sindical. O olhar de futuro faz vibrar o DNA do DIEESE porque nele há os genes da resistência e da invenção. O ano que nos levará à comemoração do nosso 63o aniversário será repleto de difíceis desafios. Nossa tarefa será reinventar o DIEESE para 2030, como parte do movimento de ampla e profunda renovação sindical que a classe trabalhadora realizará nos próximos anos. Haverá dor que será suportada e superada pelos valores e pelo sentido da utopia que nos une e pela missão que nos mobiliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário