quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

OIT aponta estabilização da taxa de emprego no mundo, mas com aumento de ocupações vulneráveis

Após o aumento no desemprego em 2016, a taxa se estabilizou em todo o mundo e vai se manter assim, em 2018. Esta é a projeção publicada pela OIT, Organização Internacional do Trabalho, no Relatório Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2018.

Segundo a publicação, mais de 192 milhões de pessoas, em todo o mundo, estavam desempregadas em 2017, uma taxa de 5,6%. Para 2018, essa taxa deve ficar em 5,5%, nos países desenvolvidos, devido ao desempenho nos mercados de trabalho.

Apesar da projeção de estabilidade, a OIT acredita que a economia global ainda não está criando empregos suficientes, o que sustenta a carência de trabalho decente. A entidade ainda aponta que, desde 2012, a taxa de emprego vulnerável parou de cair. No ano passado, eram mais de 1 bilhão de pessoas autônomas, como vendedores ambulantes, e até 2019, outros 35 milhões devem passar a fazer parte desse grupo, que afeta, em países em desenvolvimento como o Brasil, três em cada quatro trabalhadores.

A boa notícia é que, nesses países em desenvolvimento, continua em queda o número de trabalhadores que vivem abaixo da linha de pobreza. A estimativa para este ano é de 176 milhões de pessoas nessa situação, o equivalente a mais de 7% de todas as pessoas empregadas, nos países emergentes.

Outro ponto que chama a atenção no mercado de trabalho mundial é a participação das mulheres, que permanece “bem abaixo” da dos homens. Segundo o relatório, as mulheres tendem a ter emprego de qualidade inferior e salários mais baixos que os homens.

Outro ponto relatado pela publicação é em relação à empregabilidade dos setores: o de serviços é o que vai puxar o crescimento do emprego no futuro. A queda de empregos tende a continuar nos setores agrícola e industrial.
Fonte: Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário