quarta-feira, 30 de maio de 2018

Reforma trabalhista de Temer levou o Brasil à lista suja da OIT, acusa Vanessa Grazziotin

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou nesta terça-feira (29) em Plenário que ao aprovar a reforma trabalhista proposta pelo governo Temer, o Congresso Nacional foi cúmplice com o ataque a direitos há muito conquistados pelos trabalhadores. Ela salientou que a legislação aprovada permitiu o trabalho insalubre de mulheres gestantes, obriga o trabalhador a arcar com os custos das ações trabalhistas e prioriza as negociações em detrimento da lei.

Por isso, afirmou, o Brasil passou a fazer parte da lista de países que violam as normas de proteção internacional do trabalho, elaborada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A senadora acrescentou que o enfraquecimento da representação dos trabalhadores por sindicatos também foi um dos motivos para o país ser inserido na lista.

— Muitas das negociações que eram coletivas, hoje passaram a ser negociações individuais, entre patrão e empregado. E nós sabemos que negociações individuais não são negociações. Acertos individuais são aqueles em que o patrão manda e o empregado obedece, se tiver juízo e não quiser perder o seu emprego. Isso ocorre ainda mais em períodos como este em que nós vivemos, em períodos de crise e em períodos em que impera fechamento dos postos de trabalho.

Crise dos combustíveis
Vanessa Grazziotin ainda criticou as medidas do governo para dar fim à greve dos caminhoneiros. Ela afirmou não ser justo que o governo repasse para toda a sociedade o custo da redução do valor do óleo diesel, enquanto milhares de famílias continuarão sofrendo com os altos preços da gasolina e do gás de cozinha.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário