sexta-feira, 8 de junho de 2018

ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O ACT COPEL 2018/19, AVALIAM SINDICATOS


Os dois coletivos sindicais que representam os copelianos,  CSMEC E CSEC, reuniram-se em Curitiba no dia 05 de junho, iniciando a preparação unificada para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 18/19.

Na reunião, aprovaram tanto o calendário geral visando as negociações quanto uma pre´-pauta de reivindicações para basear as discussões e decisões dos trabalhadores nas assembleias sindicais onde será formada a pauta que será encaminhada à Copel.

CONFIRA O CALENDÁRIO APROVADO PELOS SINDICATOS:
- De 11/06 até 09/07: Assembleias para aprovação das reivindicações dos copelianos para as negociações do ACT 18/19;
- Dia 10 e 11/07: Formação da PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES, a partir das várias reivindicações aprovadas nas assembleias;
- Dia 12/07: Protocolo na PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES na Copel, para apreciação da empresa;
- Os sindicatos buscarão definir junto à Copel, em breve, o calendário das reuniões de negociação;
- Daqui até o final das negociações, os sindicatos manterão informações constantes sobre os assuntos relacionados a ela.

NOVA REALIDADE JURÍDICA E NEGOCIAL
Este será o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho depois da entrada em vigência da reforma trabalhista, em novembro de 2017.
A nova realidade exige muita atenção e organização dos copelianos. A legislação e o judiciário trabalhista, agora, não garantem mais aos trabalhadores os direitos que foram conquistados em suas lutas e negociações no correr do tempo. Vai valer como direitos aqueles que estiverem escritos e garantidos no Acordo Coletivo.
O advogado Marcos Meneguin, da assessoria jurídica dos sindicatos, foi enfático na reunião com os sindicatos ao dizer: “Não há mais a garantia da ultratividade, ou seja, dos direitos antes existentes. Agora, ou escreve, ou esquece!”

ORGANIZAÇÃO É TUDO, E PEDE PARTICIPAÇÃO
Os sindicatos consideram mais importante que nunca a organização dos copelianos em torno de seus sindicatos. Organização é fundamental.
As conquistas acumuladas pelos copelianos no correr dos anos, como o nível salarial, vale-refeição, adicional de férias, auxílio-creche, licença maternidade e licença paternidade melhores do que o garantido em lei, direito à dupla-função, auxílio-educação, entre outros, não nasceram da vontade dos dirigentes da Copel. Foram conquistados nas negociações.
Organização é fundamental, porque essas conquistas nasceram da organização dos copelianos e da ação de seus sindicatos.
Organização é fundamental, porque muitos direitos foram assegurados através da assistência jurídica dos sindicatos, em ações individuais e ações coletivas onde representaram os trabalhadores.
Organização é fundamental porque arbitrariedades e desmandos praticados na empresa foram e são resolvidos pela atuação e insistência dos sindicatos.
Organização é fundamental, porque após a reforma trabalhista os trabalhadores correm riscos de pagar honorários em reclamações, se não contarem com a assistência jurídica dos sindicatos.
Organização é fundamental, porque estando organizados cobramos da empresa que os procedimentos e equipamentos de segurança sejam garantidos.
Organização é fundamental, porque quando mudanças organizacionais e administrativas são implantadas de cima para baixo, como o atual enxugamento de quadros, geram sobrecarga de trabalho. Os trabalhadores precisam ter quem levante a situação e lute por eles.
Organização é fundamental, porque nesse momento os interesses de mercado querem modelar e privatizar a Copel, pouco se importando com a qualidade dos serviços. É preciso lutar e valorizar quem fez e faz a mais reconhecida empresa do setor no país.
Divulgaremos em breve o calendário com as datas e locais das assembleias sindicais para aprovação das reivindicações. Também divulgaremos as sugestões de reivindicações dos sindicatos, para avaliação dos copelianos nas assembleias.
Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário