quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Em carta, Haddad rechaça privatização da Eletrobras

O candidato a presidente da República Fernando Haddad (PT) enviou carta aos trabalhadores do Sistema Eletrobras, na qual assume o compromisso de suspender a privatização da empresa e de todas as estatais estratégicas para o desenvolvimento nacional.

“Reafirmo o compromisso de investir na modernização do sistema elétrico existente, com incorporação de novas tecnologias com vistas a aumentar a eficiência energética no País e promover uma mudança na matriz energética rumo a uma economia de baixo carbono”, diz.

Segundo Haddad, a Eletrobras retomará seu papel estratégico no sistema energético brasileiro em um eventual governo petista. “Por isso, reafirmo meu compromisso com seu fortalecimento, com a melhora permanente de seus mecanismos internos de gestão, transparência e controle social, bem como com políticas de valorização de todo o corpo de funcionários da Empresa”, argumenta.

A privatização do setor de energia, que o candidato a ministro de Bolsonaro, Paulo Guedes, afirmou que levará a cabo caso seja eleito, pode ser desastrosa para o País. Dia 16, o Senado rejeitou o projeto que permitiria a privatização de seis distribuidoras controladas pela Eletrobras. Ainda assim, o governo federal informou que irá manter o leilão de privatização da Amazonas Energia, agendado para esta quinta (25).

Algumas dessas empresas já foram negociadas. A Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e a Boa Vista Energia, que atende Roraima, já foram arrematadas no último leilão promovido pelo BNDES em agosto. Em julho, foi vendida a Companhia de Energia do Piauí (Cepisa).

O leilão da Ceal, no entanto, foi suspenso por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário