segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Paim pede mais diálogo sobre reforma da Previdência

Em pronunciamento nesta quinta-feira (21) no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2109, que define um novo sistema previdenciário, possa ser amplamente discutida pela Câmara e Senado.

Ele demonstrou contrariedade com algumas entrevistas de políticos e com informações que, segundo ele, apontam possíveis ofertas de emendas e de cargos no segundo escalão do governo para que a PEC seja aprovada.

— Dialogar sobre a dívida dos estados, dialogar sobre a Lei Kandir, construir uma alternativa é um dever de todos nós porque nós aqui representamos os estados, mas trocar a aposentadoria do nosso povo por cargo ou por emenda é um absurdo. Eu não quero acreditar. Quem sabe eu confundi, olhei mal a TV ou ouvi mal a entrevista — afirmou.

Paim mostrou apreensão com os dispositivos que sugerem a idade de 60 anos para aposentadoria rural, a desvinculação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do salário mínimo e, principalmente, a adoção de um regime de capitalização.

— Eu estou muito preocupado, não é só com a nossa geração, porque isso vai estourar daqui a trinta anos. Nós temos que deixar um sistema com um mínimo de equilíbrio. E podemos chegar a um entendimento aqui de qual reforma é possível. Mas se jogarmos para as gerações futuras que daqui para frente vai ser esse regime de capitalização, que é uma poupança individual, tu botas lá quanto quiser. E quando ficar velho, como é que faz? Como é que vai sobreviver? — questionou.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário