terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Sindicatos encaminham fusão em São Paulo para enfrentar reforma trabalhista

Três Sindicatos da Grande São Paulo, ligados ao setor industrial da alimentação, devem se transformar em uma única entidade, que representará 50 mil trabalhadores das áreas da matéria-prima e de produtos acabados da alimentação, do fumo e dos laticínios.

“Esperamos concluir este processo até o segundo semestre deste ano. Já fizemos assembleias individuais e a próxima será conjunta. Teremos de cumprir um rito, como ter CNPJ único e novas estratégias para atuar com este sindicatão”, diz Carlos Vicente de Oliveira (Carlão), presidente do Sindeeia (Sindicato da Alimentação de São Paulo e Região), que trata de funcionários do setor de produtos acabados, como doces, conservas e balas.

Orlando Roberto Dutra é presidente do STIA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de SP), responsável pelas áreas de matéria-prima, como óleo, farinha, milho e soja. Dutra lembrou que, as entidades que ele e o Carlão presidem, firmaram há anos o compromisso de se fundirem. No entanto, esse processo começou efetivamente há dois anos.

A fusão ou incorporação de Sindicatos é prevista na Portaria 326/2013, publicada pelo então Ministério do Trabalho. O assunto passou a ser tema frequente nas conversas dos sindicalistas, depois da queda brutal da receita das entidades provocada pela reforma trabalhista.

Situação catastrófica - “Tomamos esta decisão por causa desta situação catastrófica que o movimento sindical está atravessando. Juntando nossas forças, vamos melhorar o poder de negociação que temos hoje e beneficiar ainda mais os trabalhadores”, afirma Geraldo Pires, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Laticínios.

A Força Sindical, Central à qual pertencem os Sindicatos, vem recomendando o debate a seus associados. O mesmo faz a UGT. “Estamos analisando alternativas. Os práticos de farmácia estão discutindo, mas não existe dentro da Central nenhum caso ainda”, informa Ricardo Patah, presidente da entidade e do Sindicato dos Comerciários da capital paulista.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário