quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bolsonaro extingue mais de 50 conselhos e colegiados

Os 55 conselhos e colegiados criados em governos anteriores foram extintos por Bolsonaro. Na lista está o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que fazia promovia debates entre os setores empresarial e sindical com o Palácio do Planalto desde 2003. Estruturas criadas para abrir canais de diálogo com a sociedade, como o Fórum de Emprego, Trabalho e de Previdência Social, também foram extintas.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "em abril, Bolsonaro publicou medida que extinguia a partir de 28 de junho todos os conselhos da administração direta ou indireta. A iniciativa no entanto, estabelecia a necessidade de que a extinção de cada estrutura fosse detalhada em novos decretos até agosto para ser efetuada. A medida desta quarta-feira (8) é a primeira de uma série de decretos que devem ser publicados nos próximos meses. Segundo a Casa Civil, o objetivo é dar transparência à decisão."

A matéria ainda acrescenta: "em abril, após evento de cem dias do governo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já havia anunciado que faria um pente-fino nos conselhos federais. Na época, o ministro disse que eles foram criados de acordo com uma "visão completamente distorcida do que é representação e participação da população".
Fonte: Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário