quinta-feira, 26 de maio de 2011

REUNIÃO COM A COPEL, MUITA CONVERSA POUCO RESULTADO

Na reunião quadrimestral ocorrida ontem com a Copel novamente a antiga conversa, que uma nova diretoria assumiu e é preciso tempo para avaliações e ações. Isso demonstra que a cada alteração na direção da empresa os compromissos e encaminhamentos param para serem alterados ou cancelados, é uma lástima. Segue alguns temas defendidos pelos sindicatos mas que não sensibilizaram a nova diretoria:

• Afastamento de empregados para acompanhar dependentes às consultas médicas;
A Copel mantém procedimento atual – 5 dias no ano com apresentação de atestado médico e reposição das horas liberadas.

• Diária de alimentação – compromisso de avaliação e correção dos valores;
A Copel afirma que as diárias estão atualizadas.

• Call Center – excesso de jornada e horas extras – compromisso de discussão;
A Copel afirma que os trabalhos realizados extra jornada não devem ultrapassar 01:30h e que a empresa está cumprindo rigorosamente. A empresa cumprindo o compromisso com o sindicato deverá fornecer o transporte (táxi, quilometragem) para os empregados chamados de sobreaviso.

• Leituristas – compromisso de fornecer as datas para efetivação da entrega dos novos uniformes e da carreira destes profissionais;
A Copel informa que todos os leituristas possuem uniformes e que não existe falta. Os uniformes para motociclistas foram entregues, porém, apresentaram problemas e a empresa está buscando alternativas em lojas especializadas. A empresa vai verificar a situação e comunicará os sindicatos.

 
• Sobreaviso – avaliação pela empresa;
A Copel normalizará o pagamento do sobreaviso aos empregados da TI, e encaminhará ao Sindenel resposta ao ofício que foi encaminhado solicitando regularização desta situação. A Copel revisará a norma para melhorias no procedimento de aprovação do sobreaviso mantendo os horários atuais de pagamento. A Copel afirma que realiza escalas antecipadas de sobreaviso. No caso do acionamento no período de sobreaviso avançando no horário de término do sobreaviso, os sindicatos solicitam o pagamento do sobreaviso até as 08 horas do dia seguinte. A Copel avaliará e responderá em até duas semanas.
• Contribuição previdenciária – avaliação dos percentuais praticados atualmente;
A Copel comunica que o assunto ainda está em estudo. Aproximadamente 6.000 empregados estão abaixo da alíquota de 12%. A Copel se compromete a trazer os devidos estudos até a próxima reunião quadrimestral prevista para início de julho.

• Plano Assistencial F.C. – avaliação e melhorias;
A Copel estudará o assunto.

• Segurança e Saúde do Trabalho – compromisso de agendar reunião específica com a participação das entidades sindicais;
Compromisso de reunião em julho.

• PCCS – compromisso de apresentação e divulgação;
A Copel afirma que fará a apresentação do PCCS aos sindicatos e empregados e estará apresentando ao quadro funcional a partir de 01 de junho.

• PSDV – avaliação e implementação;
A Copel informa que o PSDV está apenas suspenso. A Copel irá manter o programa, fará ao ajustes necessários para adequação as exigências do MPT com previsão de solução nos próximos 30 dias.

• Turno de revezamento – continuação das discussões;
A Copel está avaliando o assunto.

• Início das negociações da PLR 2011;
A Copel está definindo os referenciais estratégicos institucionais e vai discutir o assunto com a comissão responsável pela negociação da PLR. A empresa pretende reunir a comissão no mês de junho.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Trabalhadores da Eletrosul param no Paraná


Alexandre parabeniza os eletricitários participantes do movimento de paralisação nacional.

Conforme decisão de paralisação das atividades ocorrida nas assembléias convocadas pelo Sindenel os trabalhadores da base de Curitiba e Região Oeste cruzaram os braços hoje em protesto contra a posição da Eletrobras em não atender as reivindicações da pauta dos trabalhadores para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/12.