quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Copel vai pedir mais tempo para transferir ativos de iluminação pública

Estatal entra em acordo com municípios paranaenses; Aneel quer repasse até setembro deste ano

Após uma reunião com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a Copel decidiu apoiar as reivindicações da entidade, que pede mais prazo para que as prefeituras assumam os ativos de iluminação pública. A Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que, em regiões em que essas instalações ainda pertencessem às distribuidoras, os ativos deveriam ser repassados para as cidades até setembro de 2012.

Dos 396 municípios em que a Copel atua, 262 já assumiram os sistemas de iluminação pública. Restam ainda 134, ou 34% do total. A AMP argumenta que as cidades precisarão de tempo para absorver os impactos operacionais e financeiros que a medida regulatória impõe.

O presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, se comprometeu a encaminhar à Aneel um ofício no qual a associação relata as dificuldades que a transferência acarretará às prefeituras. Além do presidente, tomaram parte na reunião o secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Durval Amaral, e o diretor de distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nascimento Neto.

"A Copel deve observância à regulamentação do setor elétrico, sob pena de sofrer sanções e multas em caso de atrasos, mas certamente não tem interesse em prejudicar os municípios", explicou Zimmer. "É por este motivo que nos comprometemos a encaminhar à Aneel o pleito da AMP, que reforça a solicitação de concessão de prazo aos municípios que necessitam de mais tempo".

“Temos a preocupação de garantir que a transferência dos acervos de iluminação pública ocorra da maneira mais transparente e tecnicamente adequada para todas as partes envolvidas, sem prejuízo da qualidade de atendimento às populações diretamente envolvidas e da qualidade de gestão pelos órgãos de administração pública”, complementou o executivo.

As concessionárias de distribuição aguardam a publicação, pela Aneel, de uma nova resolução que ampliaria o prazo final de transferência para 1º de julho de 2013. A data foi estimada pela agência reguladora em uma Nota Técnica sem força normativa, em setembro do ano passado.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Itaipu bate recorde de geração de energia em janeiro

Hidrelétrica binacional trabalha com a meta de ter a maior produção da história em 2012

A hidrelétrica de Itaipu estabeleceu uma nova marca de produção em janeiro de 2012. Nos 31 primeiros dias do ano, a usina gerou 8,4 milhões de MWh, ante 8,39 milhões de MWh no mesmo período de 2011, o que estabelece um novo recorde para o mês. Até então, a maior marca registrada pela usina em meses de janeiro era justamente a de 2011.

Segundo a administração de Itaipu, o que contribuiu para que a produção aumentasse 0,9% este ano foi, além das boas condições hidrológicas, a demanda. Em matéria publicada no jornal online da usina, ela afirma que os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai exigiram bastante de Itaipu, que respondeu com uma geração média de 11.379MW.

Além disso, a superintendência de operação acredita que a produção deve continuar em alta em fevereiro, uma vez que há água sobrando no reservatório e a vazão afluente média para fevereiro deve ficar em torno de 15 mil m²/s. As fortes chuvas que atingiram o Sudeste em janeiro ainda devem levar a usina a ficar com o vertedouro aberto. No Sudeste, os reservatórios estão com 76% da capacidade e algumas hidrelétricas, com volume mais alto, abrirm os vertedouros, o que, num efeito cascata, faz o excesso de água chegar a Itaipu, última planta da bacia no território brasileiro.

O melhor janeiro de todos os tempos deixa ainda mais otimista a equipe técnica da Itaipu, que tem como meta e desafio atingir em 2012 a marca de 100 milhões de MWh. O recorde histórico foi em 2008, quando a Itaipu produziu 94,6 milhões de MWh. Com 20 máquinas geradoras, Itaipu tem uma potência instalada de 14 mil MWh. Em 2011, atendeu 17% do consumo brasileiro e 73% do Paraguai.