quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Campanha Salarial na Copel

Nesta sexta-feira, 16/11, entrevista ao vivo com o Presidente do SINDENEL, Alexandre D. Martins, na rádio CLUB FM 101,5 sobre a Campanha Salarial Unificada e as paralisações aprovadas para os dias 22, 29 e 30/11. 

Até este momento, não houve manifestação da Copel para retomada das negociações. Os sindicatos estão preparados e organizados para a paralisação do dia 22/11. 

Continuemos unidos e mobilizados por um Acordo Coletivo de Trabalho justo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Proposta indecorosa”? NÃO, dizem 72,7% dos copelianos em votação recorde


Os empregados da Copel rejeitaram, na maior votação da história da empresa em assembleias para um Acordo Coletivo de Trabalho, a “proposta indecorosa” apresentada pela direção.
Dos 5.840 colegas que votaram nas assembleias que realizamos em todo o Paraná, 4.249 (72,7% do total de votantes, ou 73,51% dos votos válidos) repudiaram o que a Copel ofereceu até agora. Do outro lado, houve apenas 1.531 votos favoráveis, além de 52 abstenções, sete em branco e um anulado.
O resultado, além de mostrar a insatisfação dos copelianos com o que a direção da Copel propõe, dá aos 16 sindicatos que permanecem unidos defendendo os interesses de quase 99% dos trabalhadores condições legais de organizar paralisações a partir do próximo dia 22.
Para a direção da Copel, fica um recado claro: a união entre trabalhadores e sindicatos é mais forte que coação, ameaça e chantagem. Esperamos que, agora, a empresa tenha a humildade de reconhecer que sua oferta está muito aquém do que esperam os responsáveis por seu sucesso e reabra as negociações o mais rápido possível.
Do contrário, a Copel vai parar!

Parabéns e obrigado aos copelianos; mostramos que temos valor, e não preço

Nunca, na história da empresa, tantos trabalhadores foram às urnas para decidir sobre o rumo de um Acordo Coletivo de Trabalho. Os 5.840 votantes representam nada menos que 61% dos copelianos. A participação recorde evidencia duas coisas: em primeiro lugar, a força que temos quando nos unimos em torno de um objetivo para lutar que ele seja alcançando. E, também, que arrogância, intimidação e chantagem, muito usadas pela direção da Copel nesta negociação, não apenas foram um tiro n'água como tiveram o efeito contrário ao esperado pela direção, revoltando e unindo os empregados.
De nossa parte, parabenizamos e agradecemos aos copelianos. Em primeiro lugar, pela confiança em nosso trabalho, desde a preparação da campanha, passando pela mesa de negociações e chegando às assembleias. Mas, principalmente, pela coragem que tiveram ao recusar a “proposta indecorosa” e abraçar uma luta, que é de todos, por melhores salários e condições de trabalho. Foi uma vitória importante. Mas agora, mais do que nunca, é fundamental permanecermos mais unidos do que nunca.
A direção da Copel será comunicada oficialmente do resultado das assembleias ainda nesta segunda-feira (12). No comunicado, vamos pedir a imediata reabertura das negociações. Mas, desta vez, negociações de fato, e não o desfile de “nãos” que se tornou habitual nos últimos anos. A esse costume, aliás, os trabalhadores responderam com um “NÃO” muito, mas muito mais sonoro.
É hora da direção reconhecer que é preciso mudar sua postura e trabalhar por uma proposta que reconheça o valor de seus empregados, debatendo-a com franqueza e postura democrática na mesa de negociações. Pois também já começamos a preparar as paralisações do próximo dia 22