terça-feira, 19 de janeiro de 2016

UGTpress: CORRUPÇÃO NO FUTEBOL

CORRUPÇÃO: o Brasil está se tornando um exemplo de corrupção em todos os setores. Provavelmente, ela se iniciou com os Governadores Gerais, uma invenção portuguesa para o controle de sua nova colônia nas Américas. Aprofundou-se com a vinda de D. João VI que tinha o mau costume de vender títulos nobiliárquicos. Consta que praticamente inexistiu com D. Pedro I, cujo autoritarismo metia medo. Mas, a partir daí tornou-se endêmica. Este assunto foi pisado e repisado neste espaço e até mesmo os leitores devem estar enfadados dessa ladainha. Mas, o assunto é pertinente e volta exatamente pelas repetições de escândalos, pelas novidades que estampam as páginas dos jornais e noticiários televisivos. Apesar de nossa imprensa tupiniquim não ser tão investigativa assim. Em geral, quando algo novo aparece, é mais decorrência de denúncias e do largamente utilizado entre nós, o “fogo amigo”, uma expressão que engloba a entrega de companheiros por membros do mesmo time.
CORRUPÇÃO NO FUTEBOL: se nos altos escalões da República ocorre corrupção, se ela se alastrou por instâncias inferiores, empresas estatais, fundações e órgãos públicos em geral, é natural supor que tenha atingido outras instituições. O futebol, o mais popular de nossos esportes, nunca deixou de ser suspeito. Normalmente, é poupado porque se trata de um conjunto de organizações privadas: ligas, federações e confederação. Nem mesmo o Ministério Público atua sobre essas entidades. Contudo, depois que o FBI entrou no assunto e apontou a existência de propinas envolvendo os maiores campeonatos de futebol (Libertadores e Copa do Mundo), apareceram os fios que tecem essa longa meada de atos ilícitos ou imorais. O futebol brasileiro não está isento, ocorreram muitas coisas envolvendo os seus dirigentes, clubes e entidades. Lamentavelmente, nosso campo (sem trocadilho) está minado de impunidades e por aqui são raros os processos.
JUSTIÇAS: as justiças americana, suíça e uruguaia são aquelas que estão mais em cima dos atos ilícitos e os investigadores estadunidenses já conseguiram acordos de delação que implicam no conhecimento dos fatos. Assim, já é possível saber que muitos contratos foram assinados com parceiros comerciais, destinando-se parte do dinheiro a dirigentes, entre os quais os brasileiros José Maria Marin (preso nos Estados Unidos), Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero. Também empresários foram arrolados e o mais famoso brasileiro do setor é J. Hawilla, dono da Traffic, hoje sem poder sair dos Estados Unidos, onde teria feito acordo de delação e devolução de dinheiro, em troca de informações que possibilitem às autoridades irem mais fundo no problema.
COPA DO MUNDO: aqui no Brasil, sabe-se que houve corrupção desde os preparativos da Copa do Mundo, construção de novos estádios e contratos em geral. Desde a venda de ingressos até a isenção de impostos, tudo foi contaminado por atos suspeitos. Infelizmente, como tudo no país, ainda nada se apurou, enquanto, por exemplo, o homem que disse em alto e bom som que “o Brasil merecia um chute no traseiro”, Jérôme Valke, foi provisoriamente afastado da Fifa pelo Comitê de Emergência. Ele era nada mais nada menos do que o número dois da entidade, depois do presidente Joseph Blater. Também o francês Michel Platini foi afastado.
NÃO É SÓ ISSO: não são somente os dirigentes da Fifa ou de outras federações menores que estão sob suspeita. Os presidentes de clubes também. Eles permitiram que suas entidades fossem lesadas e, no que concerne à Copa Libertadores, isso já está mais do que provado. Há desconfianças envolvendo contratos com jogadores, transferência de recursos sem pagamentos de impostos (Neymar, o melhor atleta brasileiro da atualidade, está sendo processado por isso), lavagem de dinheiro e outras práticas que envolvem dirigentes, jogadores e até mesmo jornalistas esportivos. Valeria a pena uma mudança na legislação, permitindo-se a investigação por parte do Ministério Público e outras instâncias da Justiça, de forma a buscar mais transparência no principal esporte brasileiro.