quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ACT Copel - Ou tem avanço ou tem paralização

Chegou o momento onde todos os trabalhadores Copelianos poderão decidir os rumos da Campanha Salarial Unificada do ACT 2012/2013. Em reunião realizada ontem, 24/10, os 17 sindicatos discutiram, em conjunto com suas assessorias jurídicas, os novos encaminhamentos desta Campanha. 

Agora chegou a hora dos Trabalhadores e Trabalhadoras da COPEL ratificarem a posição das 17 entidades sindicais que foi de rejeição da contra proposta da empresa para a renovação do ACT e demonstrar toda indignação com a falta de valorização de nosso trabalho. As assembleias unificadas terão início dia 29/10 e terminarão no dia 13/11, possibilitando que todos os Copelianos participem em todo estado. 

Também estaremos deliberando sobre 2 paralisações, sendo a primeira no dia 22/11 por 24horas e a segunda nos dias 29 e 30/11 por 48horas. De uma forma organizada e seguindo os trâmites legais, os sindicatos estão preparados para este momento. 

Então, trabalhador, faça sua parte. Participe das assembleias deliberativas e vamos dar a resposta merecida para a Diretoria da COPEL. Aguardem o comunicado com a agenda das assembleias em sua base. 

Vamos juntos, organizados e decididos, em busca de um ACT justo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

COPEL É A MELHOR DO SETOR ELÉTRICO SEGUNDO REVISTA ISTOÉ DINHEIRO



Companhia encabeça ranking da pesquisa anual As Melhores da Dinheiro


Negócios em expansão em nove Estados brasileiros e potência instalada para gerar energia suficiente para quase 20 milhões de consumidores. O atual perfil da Copel levou a Revista IstoÉ Dinheiro a apontar a estatal paranaense como a melhor empresa do setor elétrico brasileiro no ranking As Melhores da Dinheiro. O prêmio foi entregue ontem à noite (16), em uma cerimônia em São Paulo.

"É um reconhecimento à dedicação de nossos quase 10 mil colaboradores, que acreditaram e vêm implementando com grande sucesso o desafio de expansão proposto pelo governador Beto Richa", afirmou o diretor de Geração e Transmissão de Energia e Telecomunicações, e atual presidente em exercício da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn. "Trata-se de uma estratégia de expansão que pretende consolidar a posição da Copel entre as grandes empresas do setor, com recuperação de nossa capacidade de investimentos e diversificação da matriz energética".

Melhor da década
A Copel vem implementando um arrojado plano de expansão de seus negócios, calcado na sólida experiência de 57 anos de atuação no setor elétrico. Em pouco mais de dois anos, a estatal paranaense se transformou em um dos grandes players do mercado do setor. Em 2012, a Companhia estima investir R$ 2,2 bilhões nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

"Nossa visão é ser a melhor da década e para isso estamos aumentando a nossa participação no cenário nacional com novas concessões de usinas e linhas de transmissão", explica Jaime Kuhn. "Praticamente dobramos nossa capacidade de transmissão em parceria com a State Grid, sem perder o foco na qualidade dos nossos serviços".

A Copel atende a um mercado de quase 4 milhões de consumidores. e possui três obras de geração em andamento - Usina Mauá (em parceria com a Eletrosul), Usina Colíder e PCH Cavernoso II - além de parcerias em novos projetos eólicos no Nordeste.

No mês de julho, a Companhia também recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, ao registrar a maior satisfação por parte de seu clientes entre as grandes concessionárias de distribuição do País.

Assessoria de Imprensa Copel
twitter:@copel_pr
 

Copel é a melhor da América Latina na opinião dos clientes


Pelo segundo ano consecutivo, a Copel foi eleita como a melhor prestadora de serviços de energia elétrica da América Latina na opinião dos clientes, entre as empresas com mais de 500 mil consumidores. Ela concorreu com outras 57 distribuidoras de 14 países das Américas do Sul e Central.

O Prêmio Cier de Qualidade e Satisfação de Clientes é promovido anualmente pela Comissão de Integração Energética Regional, que reúne empresas do setor elétrico em diversos países latino-americanos, buscando intercâmbio e compartilhamento de inovações, e fomento para as iniciativas do setor. A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Reunião de Altos Executivos da Cier, em novembro.

Para o diretor de Distribuição, Pedro Augusto do Nascimento Neto, os clientes estão reconhecendo o trabalho que tem sido feito para melhoria da qualidade do fornecimento de energia, do atendimento e dos serviços prestados. “Esse prêmio é reflexo de nossos investimentos na modernização do sistema elétrico da concessão, com pesquisa e adoção de novas tecnologias que reduzem de modo significativo o número de interrupções e o tempo de retomada de fornecimento em caso de desligamentos; além de investimentos na expansão do atendimento presencial para todos os municípios do Paraná e na diversificação dos canais de contato com a Copel”, afirma Pedro Augusto.

PRÊMIO ABRADEE - O Prêmio Cier é o segundo conquistado pela Copel em 2012 em decorrência de levantamentos feitos junto aos clientes. No início do ano, a concessionária teve a melhor avaliação pelo cliente segundo o Prêmio Abradee, coordenado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia. Na ocasião, 89,9% dos clientes residenciais da Companhia se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados.

O braço de distribuição da Copel atende hoje a quase 4 milhões de consumidores em 396 municípios. Além de oferecer atendimento presencial por meio de agências ou postos de atendimento nestas localidades, a Copel disponibiliza canais de contato por uma agência virtual na internet, displays nos correios, software móvel para smartphone, aviso de falta de luz por torpedos de celular, e presta informações sobre uso seguro e eficiente de energia, direitos e deveres - entre outros - em mensagens de rádio, na conta de luz, em impressos e com participações em feiras e eventos de grande abrangência.

INTERCÂMBIO - A Cier é uma entidade com sede em Montevidéu (Uruguai), criada em 1964 com o objetivo de estabelecer vínculos entre as áreas governamentais dos países da América do Sul e suas empresas de energia elétrica, articulando-as e promovendo o intercâmbio de informações visando o desenvolvimento homogêneo dos serviços elétricos no continente.

Como estratégia, a Cier assumiu a condição de fórum facilitador ao compartilhamento de tecnologias, processos e experiências capazes de melhorar o desempenho operacional e aumentar a eficiência dos serviços prestados à população.

A iniciativa de medir e comparar o desempenho das empresas sob o critério da qualidade percebida pelo cliente é parte desse objetivo: anualmente a entidade promove e realiza o Prêmio Cier de Qualidade e Satisfação, cujo maior benefício é oferecer às empresas indicadores e parâmetros comparáveis entre si, permitindo que elas se situem perante as demais congêneres. A partir dessa comparação, as prestadoras de serviço podem identificar com mais precisão seus pontos fortes e fracos, formulando planos de ação visando ao aprimoramento dos serviços.

Twitter: @copel_pr


Trabalhador terá acesso a informações do FGTS por celular


As Centrais Sindicais firmaram termo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal (CEF) para divulgar novos canais de consulta às contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O serviço é gratuito e possibilita ao trabalhador receber informação atualizada de saldo, depósitos e saques do FGTS no celular, através de mensagens SMS, além de realizar consulta do extrato pela internet. O presidente da CUT, Vagner Freitas, avalia que essa parceria com a Caixa vai contribuir para aumentar a transparência, o acompanhamento e a participação das Centrais na gestão do FGTS. Segundo Fabio Cleto, vice-presidente de Fundos de governo do banco, “as informações enviadas por SMS possibilitam que o próprio trabalhador se transforme no maior fiscal de sua conta vinculada”. Consulta - Para ter acesso ao extrato na internet, basta cadastrar uma senha no endereço www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br/fgts. No site também é possível fazer adesão ao serviço de mensagem pelo celular em substituição ao recebimento bimestral do extrato emitido em papel. A adesão aos novos serviços é facultativa e os trabalhadores
que quiserem permanecer no modelo anterior continuarão recebendo o extrato bimestral do FGTS em endereço residencial cadastrado, que pode ser atualizado pela internet. 
Mais informações: Sites das Centrais

Fonte: Agência Sindical

Convenções e acordos de trabalho poderão sobrepor legislação trabalhista


Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 4193/12, do deputado Irajá Abreu (PSD-TO), prevê que convenções ou acordos coletivos de trabalho devem prevalecer sobre a legislação trabalhista. A única restrição é que não sejam inconstitucionais nem contrariem normas de higiene, saúde e segurança. De acordo com o texto, a prevalência das convenções e acordos sobre as disposições legais aplica-se somente aos instrumentos de negociação posteriores à publicação da nova lei, de forma a não prejudicar direitos adquiridos.

Flexibilização
A proposta – que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei nº 5.452/43) – ressalva ainda que prevalecerá o disposto em lei se não houver convenção ou acordo coletivo, ou quando esses instrumentos forem omissos, incompletos, inexatos, conflitantes ou inaplicáveis. Segundo Abreu, o objetivo da medida é tornar as relações de trabalho mais flexíveis. Na opinião do deputado, “a rigidez e a judicialização dos contratos somados ao custo excessivo dos encargos trabalhistas tornaram a legislação do trabalho um fardo para o País”.

Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dirigentes do Sindenel mobilizam os trabalhadores da Copel


Estamos percorrendo as bases do Sindenel na Copel para manter os trabalhadores informados e mobilizados na campanha de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13.

A categoria respondeu ao chamamento do sindicato e esta atenta aos acontecimentos que envolvem esta negociação. Também esta preparada para um movimento organizado decidido em assembléia dos trabalhadores caso seja necessário.

Neste dia 24 estaremos reunidos com os 17 sindicatos que estão compondo a campanha unificada dos trabalhadores da Copel para avaliação da mobilização e participação da categoria nesta campanha.

Trabalhador eletricitário aguarde os comunicados do sindicato que serão encaminhados durante a semana e mantenha-se mobilizado em sua área.