segunda-feira, 16 de setembro de 2013

90º Fórum Nacional de Secretários do Trabalho acontece em Curitiba

Com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, secretários de Trabalho de 22 estados brasileiros participam do 90º FONSET (Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho), em Curitiba (PR), dias 13 e 14 de setembro.

O presidente do SINDENEL-Sindicato dos Eletricitários de Curitiba (filiado à UGT,) e membro da executiva nacional da UGT, Alexandre Donizete Martins esteve representando a central nesse importante encontro.

Na abertura estiveram presentes o governador paranaense Beto Richa, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli (que preside essa edição do FONSET) e representantes de várias entidades e organizações do mundo do trabalho. 
 
Ao abrir o encontro, o ministro do MTE, Manoel Dias falou da importância desse fórum, destacando os temas abordados, dentre eles: o financiamento do Sistema Público de Emprego; o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego); o sistema operacional do MTE ‘ Mais Emprego´; e o fortalecimento da Rede SINE.

Secretários de Trabalho de 22 estados participam em Curitiba do 90º FONSET
  
Quanto às recentes denúncias da má gestão dos recursos públicos em sua pasta, o ministro disse que cabe à Polícia Federal dar andamento nas investigações. Manoel Dias disse ainda que os técnicos do Ministério estão empenhados para que não haja mais irregularidades. “Temos de punir sim os culpados, mas, temos de pensar na continuidade dos convênios firmados com organizações sérias. Vamos apresentar à presidenta Dilma um projeto com um novo modelo de repasses.” disse o ministro Dias.

Os 22 secretários e assessores das secretarias do Trabalho participam de um extensa pauta nos dois dias do 90º FONSET. Esse fórum foi criado no final dos anos 80 e objetiva uma troca constante de diálogos e experiências com o governo federal . O financiamento do sistema público de emprego no Brasil; a apresentação do Plano Nacional do Trabalho Decente; questões voltadas à economia solidária, com a organização das Conferências Regionais e Estaduais; um balanço geral do PRONATEC; e a criação do Dia Nacional em Defesa da Rede SINE estão na lista dos assuntos abordados pelos secretários do trabalho em Curitiba.

APAGÃO ELÉTRICO
O presidente do SINDENEL, Alexandre Donizete se encontrou novamente com o ministro Manoel Dias em Curitiba. Donizete lembrou que está em conversações constantes com o ministro sobre a preocupante falta de investimentos na mão de obra do setor elétrico brasileiro. “Mais uma vez estivemos reunidos em Brasília, mostrando ao ministro Dias e ao ministro das Minas e Energia Edson Lobão a importância das empresas investirem em seus trabalhadores, com melhores salários e benefícios, evitando assim a migração desses profissionais para outros segmentos”. Donizete já havia alertado o ministro Edison Lobão sobre as deficiências que o setor elétrico vem enfrentando, podendo ocorrer apagões em vários estados brasileiros. “O sistema operacional elétrico brasileiro pode sofrer drasticamente se os ministérios do Trabalho e das Minas e Energia não tomarem frente às reivindicações dos trabalhadores”, disse Donizete.

Por Mario de Gomes
Em 13/09/2013

Secretário de Comunicação
João Riedlinger


Nota de falecimento

Lamentamos a perda do Trabalhador Eletricitário da COPEL, LAURO MADALENA LEFFEL, que faleceu em 12/09/13, vítima de acidente durante a execução de atividades com a rede energizada.

LAURO era eletricista e trabalhava na COPEL à 25 anos. Com seu trabalho e dedicação, trouxe conforto e iluminou a casa de muitas famílias. 


Em todos esses anos de serviço foi um exemplo, conquistou muitas amizades e certamente deixará saudades.

Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos neste momento de dor.