quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Greve do setor elétrico pode terminar nesta quinta-feira

A greve do setor elétrico está perto de terminar, segundo entendimento selado nesta quarta-feira (7) em audiência conciliatória no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O contrato coletivo dos eletricitários pelos próximos dois anos deve ser assinado na Seção de Dissídios Coletivos do TST na segunda-feira (12).

Os sindicatos levarão a proposta de acordo para as assembleias de trabalhadores até as 18h desta quinta-feira (8), quando o encerramento da greve deve ser definido. O acerto prevê a reposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até maio deste ano, com reajuste real de salário de 0,8% retroativo ao mesmo mês.

Em janeiro de 2014, haverá outro reajuste real de 0,7%, e, em setembro do mesmo ano, novo reajuste real de 1%. As partes mantiveram as cláusulas do último acordo coletivo com atualização pelo IPCA dos itens que envolvem gastos, como tíquetes-refeição e alimentação.

Os trabalhadores compensarão cinco dias não trabalhados e as empresas do sistema Eletrobras abonarão o restante. Os trabalhadores contratados até dezembro de 2012 continuarão a receber o adicional de periculosidade conforme regras em vigor na época. Desde então, uma lei alterou a base de cálculo, tema que vem sendo questionado na Justiça.

Ao sair de reunião no Ministério de Minas e Energia, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que teve boa impressão durante a audiência de conciliação desta quarta-feira no TST. “Eu tenho a impressão de que fomos bem. Amanhã teremos as assembleias gerais [dos trabalhadores] e estou esperançoso de que a greve termine nesta quinta.”


Fonte: Agência Brasil

Lobão nega revogação de reajuste da tarifa de luz

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou veementemente a especulação de que o governo pretende revogar a redução de 20% concedida na tarifa de energia elétrica para o consumidor. Em resposta a indagação feita pelo presidente da Comissão de Minas e Energia, Eduardo da Fonte (PP-PE), ele disse que a redução foi uma decisão pessoal da presidente Dilma e uma “medida revolucionária”. “Não retrocederemos. Essa especulação é de má-fé. Esse desconto é inamovível e definitivo”, afirmou o ministro.

Mineração
Edson Lobão participava de audiência pública conjunta das comissões de Minas e Energia; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, sobre o novo marco regulatório da mineração. Antes de sair da audiência, o ministro explicou o porquê de o novo Código da Mineração (PL 5807/13) prever que as alíquotas da Contribuição Financeira de Exploração Mineral (Cefem) sejam definidas por decreto, e não por lei. Segundo ele, a demanda por minério obedece a ciclos de aumento e redução, e diante disso é preciso reajustar as alíquotas com rapidez.


Fonte: Agência Câmara

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Reunião com a Copel sobre alteração nas jornadas de trabalho em turnos de revezamento

Estaremos reunidos às 15h de hoje com os representantes da Copel para discutir a decisão da empresa de alterar as jornadas nas escalas de revezamento.

Os turnos na Copel hoje são de 8 horas por turno, esta prática é usual desde 1998 e foi criada pelos operadores da empresa naquele ano.

Os trabalhadores já se manifestaram em reunião no Sindenel que desejam manter a escala conforme o acordado e pactuado ao longo de 15 anos.


Trabalhador mantenha-se em contato com o Sindenel acompanhando as negociações.