terça-feira, 4 de julho de 2023

Sindicalistas pedem que o Brasil deem asilo para Julian Assange

 Julian Assange, foi responsável pelo maior vazamento de informações do governo dos EUA, que revelou inclusive que o Brasil era espionado por eles. O processo de divulgação foi todo feito no site Wikileaks.


Desde 2019, Assange está preso no Reino Unido e nos últimos anos os EUA querem a extradição de Julian para ser condenado. O país que fala em liberdade de expressão e imprensa, querendo prender alguém que fez um trabalho de divulgação de informações de interesse público.


As centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB), juntamente cientistas, jornalistas, professores e ex-ministros, enviaram uma carta para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para pedir que o Brasil ofereça asilo a Julian Assange.


“Diante dos fatos recentes envolvendo a extradição para os EUA – onde Assange poderá ser condenado a até 175 anos de prisão por revelar fatos verdadeiros a respeito daquele país – um conjunto de profissionais, lideranças da sociedade civil e entidades iniciaram um movimento via redes sociais visando construir uma saída humanitária para o caso, hoje acompanhado de perto por toda a comunidade internacional”, consta na nota.


Confira a íntegra da carta: https://mundosindical.com.br/Documentos/51786,Carta-para-o-presidente-Lula

Fonte: Mundo Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário