O astrólogo e escritor Olavo de Carvalho, 74 anos, morreu na madrugada desta terça-feira nos Estados Unidos, em Richmond, estado da Virgínia, onde estava internado. A causa da morte não foi informada pela família, mas dias atrás ele tinha sido diagnosticado com Covid.
Nascido em Campinas em 1947 e considerado "guru" do bolsonarismo mais radical, Olavo de Carvalho apresentava-se como filósofo, sem ter formação na área.
O presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do aliado em uma rede social. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros", disse.
Olavo de Carvalho, conhecido por sua feroz oposição a posições de esquerda, foi adotado pelos bolsonaristas mais radicais. Exemplo disso é um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
O escritor também foi responsável pela indicação do primeiro ministro da Educação do atual governo, Eduardo Vélez Rodrigues, depois substituído por outro radical de direita, Abraham Weintraub. O ex-chanceler Ernesto Araújo também foi influenciado pelo discurso de direita disseminado por Carvalho. Todos estão fora do governo e praticamente rompidos com o bolsonarismo.
Fonte: Consultor Jurídico
Nenhum comentário:
Postar um comentário