Muitos trabalhadores que neste momento de pandemia estão em busca de receber dinheiro extra, ainda em 2021, podem contar com a possibilidade de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A modalidade está disponível para aqueles que optarem pela modalidade do saque-aniversário.
Em resumo, o saque-aniversário é modalidade opcional, que o trabalhador escolhe ou não, em que o trabalhador recebe todos os anos parte do saldo das contas do FGTS no mês de aniversário.
O saque-aniversário possui calendário próprio. Este ano já foi liberado o pagamento para nascidos de janeiro e a julho. E vai contar agora com a liberação para nascidos entre os meses de agosto e dezembro.
Antecipação de 3 anos de saque
A possibilidade de receber 3 anos de FGTS de uma vez, funciona por meio de crédito liberado pela Caixa Econômica Federal — onde todo trabalhador que optou por receber o saque-aniversário —, pode utilizar o saldo disponível como garantia de empréstimo. Isso permite ao trabalhador resgatar de uma só vez, 3 anos de saque-aniversário.
Como se trata de crédito, possui alguns requisitos, bem como também passa por análise de crédito. Contudo, como o mesmo é empréstimo que possui garantia, no caso é o próprio saque-aniversário, a Caixa consegue liberar os valores até mesmo para trabalhadores com escore de crédito baixo ou ainda para negativados.
As condições para o crédito são as seguintes:
1) taxa de juros mensal de: 0,99%;
2) acumulado de juros por ano: 12,54%;
3) valor mínimo para empréstimo: R$ 2 mil; e
4) antecipação: de até 3 anos do benefício.
Para quem não entende muito de crédito, pode-se adiantar que a liberação do empréstimo possui uma das menores taxas de crédito pessoal do mercado, tendo em vista que o empréstimo possui garantia, fazendo com que a Caixa concede melhores condições.
Como solicitar o crédito
Se você se encaixa nos pré-requisitos para solicitar o empréstimo FGTS, sendo esse a opção de saque-aniversário, então basta seguir passo a passo simples para realizar a solicitação.
1) Faça solicitação de crédito no seu internet banking;
2) Aprove dentro do aplicativo do FGTS para que outros os bancos consultem seu saldo;
3) Escolha os valores e períodos a serem antecipados, de acordo com as regras da instituição financeira que deseja; e
4) Insira sua assinatura eletrônica (senha) para confirmar. E pronto, comprovante de solicitação aparecerá na tela do seu celular. A vantagem é ter em mãos os valores do FGTS sem precisar esperar o próximo ano para sacar mais uma parcela do saque-aniversário.
Além disso, essa é uma modalidade de empréstimo que não compromete o orçamento mensal, pois o pagamento com juros é feito por meio da folha do FGTS.
Então, anualmente, os valores serão descontados do saldo que estaria em sua conta disponível para o saque-aniversário.
Calendário do saque-aniversário
Como escrito no início deste texto, a Caixa Econômica Federal já disponibilizou o calendário de saque-aniversário. A estatal liberará 5 rodadas ainda em 2021, para os trabalhadores nascidos entre agosto e dezembro. Assim:
• nascidos em agosto: recebem entre os dias 2/08 e 29/10;
• nascidos em setembro: recebem entre os dias 1º/09 e 30/11;
• nascidos em outubro: recebem entre os dias 1º/10 e 31/12;
• nascidos em novembro: recebem entre os dias 1º/11 e 31/01/22; e
• nascidos em dezembro: recebem entre os dias 1º/12 e 28/02/22.
Fonte: Diap
Nenhum comentário:
Postar um comentário