O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, e o presidente da NCST/Rio de Janeiro, Sebastião José, na última sexta-feira (12), participaram de uma reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Na ocasião, Mercadante anunciou a criação do Fórum Permanente BNDES-Trabalho.
Segundo Mercadante, o Fórum será um canal de diálogo sobre as pautas da categoria: “Devemos transformar essa reunião em um fórum permanente. Reuniões bimestrais para alinhar o diagnóstico e para que o BNDES esteja mais aberto, tanto às pautas especificas quanto à discussão da pauta mais geral, do BNDES e do País”.
A ideia é que o primeiro encontro do Fórum, a ser coordenado pela diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, possa reunir entidades ligadas ao mundo do trabalho e da produção, tais como a OIT, a Finep, o Ministério do Trabalho o MDIC e outros bancos de desenvolvimento.
Moacyr Auersvald reiterou a importância dos empregos gerados pelos financiamentos do BNDES: “Entendemos que o BNDES é um banco de fomento muito importante para a população, para a indústria. Precisamos avaliar um meio de atrair empresas que gerem empregos aqui, e empregos de ponta. Lembramos a importância de que nossos empréstimos ao Banco sejam vinculados à garantia de emprego”, completou Auersvald.
A coordenadora do Fórum Permanente BNDES-Trabalho, Tereza Campello, ainda informou que dentre os seminários que estão sendo promovidos pela Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES, um deles abordará o mundo do trabalho, com participação de representantes das centrais que representam os trabalhadores.
Representantes das demais centrais sindicais, que integram o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), também participaram do encontro.
Com informações da Agência de Notícias do BNDES
Fonte: NCST
Nenhum comentário:
Postar um comentário