quarta-feira, 20 de julho de 2011

DISPARADA A CAMPANHA SALARIAL DOS TRABALHADORES DA COPEL

Reuniram-se hoje na sede do Sindenel os dirigentes sindicais do CSMEC – Coletivo Sindical Majoritário dos Empregados da Copel - (Sindenel, Sindelpar, Sintec, Sintespar, Sindespar), presentes também o técnico do DIEESE – Sandro Silva e a Patrícia assessora de imprensa dos sindicatos para tratativas referentes às estratégias que serão desenvolvidas na campanha salarial dos copelianos que se inicia a partir de amanhã com a distribuição de um  questionário encaminhado via e-mail e também na forma impressa  a todos os trabalhadores para preenchimento dos pleitos e devolução aos sindicatos para elaboração da pauta que deverá ser aprovada em assembléias convocadas pelos sindicatos.

Em agosto realizaremos a Plenária dos Trabalhadores Eletricitários do CSMEC para unificação das pautas a ser encaminhada para a Copel e mobilização da categoria para a campanha salarial.  

GREVE NA ELETROSUL


flagrantes da paralisação da Eletrosul em Curitiba

Em face da postura adotada pela Eletrobras em não abrir negociações com vistas a avançar nos pleitos que compõem a nossa pauta de reivindicações para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/12 iniciamos hoje movimento de paralisação em nossas bases de Curitiba, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Foz do Areia, Salto Santiago e Salto Osório. O movimento de protesto está ocorrendo a nível nacional pelos trabalhadores do setor elétrico das empresas que compõem a Eletrobras. Caso a Eletrobras não abra negociação com o propósito de realmente negociar novas paralisações ocorrerão.

SITUAÇÃO DOS LEITURISTAS DA COPEL AINDA SEM SOLUÇÃO



Reuniram-se ontem na sede do sindenel os copelianos do setor de leitura revoltados com o descaso como a empresa trata suas reivindicações. A Copel já tinha acordado com o sindicato em reunião ocorrida em agosto de 2010 que iria sanar as necessidades de vestuário, calçados e alimentação dos trabalhadores que percorrem rotas onde não há restaurantes, no entanto os problemas continuam. Encaminhamos hoje oficio a Copel solicitando uma reunião para solucionar esta situação que não condiz com a maior empresa pública do Paraná e que tem como meta estar entre as melhores do país para se trabalhar. Caso a empresa permaneça inerte a estas necessidades básicas para realização da tarefa diária destes trabalhadores ficou aprovada a mobilização da categoria para um ato de protesto com a participação dos trabalhadores e sindicato contra esta rotina de descaso.

terça-feira, 19 de julho de 2011

APOSENTADORIA E PLANEJAMENTO – PROCURE A ASSESSORIA DO SINDENEL

É muito comum trabalhadores aposentados procurarem a assessoria jurídica do SINDENEL, questionando sobre a possibilidade de ações judiciais para revisão dos benefícios de aposentadoria do INSS. As teses mais comuns são o reconhecimento de tempo especial (no caso dos eletricitários) e a desaposentação (para aqueles que continuaram trabalhando após terem se aposentado pelo INSS), entre outras.
 
Ocorre que poucos trabalhadores procuram a assessoria jurídica antes de se aposentarem. Assim, sem a devida orientação, muitos acabam se aposentando num momento ruim, recebendo um benefício bastante inferior àquele que poderia ser obtido. Um exemplo clássico é o trabalhador que consegue no INSS uma aposentadoria proporcional sem saber que, caso contribuísse por mais alguns meses, teria direito a uma aposentadoria integral (a diferença pode chegar a 30%).
 
Um planejamento previdenciário pode mudar esta situação. É importante verificar se o tempo de contribuição e o momento favorecem um bom benefício previdenciário. Portanto, antes de pleitear sua aposentadoria, procure o SINDENEL e obtenha informações junto ao plantão da assessoria jurídica. Para questões previdenciárias, o plantão ocorre às terças-feiras, das 14:00 às 17:00, e o atendimento é gratuito para trabalhadores filiados ao sindicato.

SINDENEL DENUNCIA PRÁTICAS ABUSIVAS DA COPEL AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

O Sindenel, por meio de seus assessores jurídicos Maximiliano Nagl Garcez, Tiago Cury e Diego Bochnie (integrantes da Advocacia Garcez), elaborou denúncia contra a Copel, que foi protocolizada junto à Procuradoria Regional do Trabalho do Paraná.

A COPEL vem sistematicamente descontando do salário dos trabalhadores valores gastos com o reparo de danos em equipamentos de transporte da empresa e de terceiros, decorrentes de acidentes, sem oportunizar o adequado direito de defesa pelo copeliano envolvido. Não bastasse isso, a empresa também está aplicando sanções disciplinares sem respeitar o amplo direito de defesa do trabalhador.

A representação já foi distribuída ao Procurador do Trabalho Alberto Emiliano, sob o número REP 1132/2011. Nos próximos dias, a COPEL será oficiada para prestar esclarecimentos destes fatos.

Está disponível em http://advocaciagarcez.blogspot.com/2011/07/quando-pode-o-empregador-efetuar.html estudo realizado pelos referidos advogados acerca de tal tema.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

NOVA PARALISAÇÃO NA ELETROSUL

Em assembléia realizada ao meio dia de hoje nas dependências da Eletrosul de Curitiba os trabalhadores votaram por unanimidade a paralisação de suas atividades nos dias 20 e 21 do corrente em protesto pela intransigência da Eletrobras que se mantêm insensível aos legítimos pleitos dos trabalhadores encaminhados na pauta de reivindicações para celebração do acordo coletivo de trabalho que deveria ter sido celebrado em maio.
Assembléias para deliberação da paralisação ocorrerão também na tarde de hoje em Guarapuava e amanhã em Laranjeiras e Areia.

2° Congresso Nacional da UGT, uma vitória dos trabalhadores



Lula parabeniza os trabalhadores ugetistas pelo Congresso

Ocorreu nos dias 14, 15 e 16 do corrente no Palácio das Convenções do Anhembi o 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores ligados a UGT – União Geral dos Trabalhadores, encontro que teve a participação de 3.500 sindicalistas representantes das diversas categorias profissionais do país. Participaram também do Congresso deputados, vereadores, presidentes ou representantes de centrais sindicais e entidades sociais. Em destaque contamos com a presença do ex-presidente Lula e delegações de trabalhadores de 27 países que destacaram a importância do evento.

Foram votados pelos delegados sindicais a alteração no estatuto da UGT e a nova diretoria ugetista para os próximos quatro anos. O Sindenel pelo seu trabalho de destaque no Paraná foi eleito para compor Secretaria Urbanitária da UGT, ficamos muito honrados com a confiança a nós depositada e estamos motivados para trabalharmos com afinco defendendo a nível nacional os interesses dos trabalhadores.