terça-feira, 31 de maio de 2011

ELETROSUL, TRABALHADORES APROVAM NOVA PARALISAÇÃO


 Os trabalhadores da base de Curitiba em assembléia convocada pelo Sindenel reuniram-se ás 12:30h de hoje no páteo da empresa. Após as informações e orientações do sindicato aprovaram nova paralisação, agora de 48 horas e ocorrerá nos dias 6 e 7 de junho.

O Sindenel realizará assembléias em Laranjeiras e Guarapuava para deliberação dos trabalhadores destas bases sobre a participação no movimento.

As paralisações estão ocorrendo em âmbito nacional em protesto contra a Eletrobras que até o momento não avançou nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho das empresas do grupo.

ELETROSUL - AÇÃO DE ANTIGUIDADE, MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL

Informamos que a Elos interpôs o recurso de embargos à SDI-1 nos autos da ação movida pelo Sindenel em face da Eletrosul e da Elos, visando garantir aos trabalhadores as promoções por antiguidade asseguradas pelo Plano de Cargos e Salários, bem como as respectivas diferenças salariais.

A 8ª. Turma do Tribunal Superior do Trabalho, por unanimidade, não conheceu dos recursos de revista interpostos pela Eletrosul e pela Elos. Posteriormente, foram interpostos embargos de declaração pela Elos, aos quais foi negado provimento. De tal modo, a 8ª. Turma do TST manteve a decisão do TRT da 9ª. Região, que garantiu aos trabalhadores as diferenças salariais decorrentes do descumprimento, pela Eletrosul, das promoções por antiguidade previstas em seu PCS. Os diversos ACTs firmados pelos sindicatos e pela Eletrosul contêm cláusula em que a empresa assume o compromisso com a categoria de obedecer a norma interna relativa ao Plano de Cargos e Salários, promovendo as movimentações salariais e funcionais de seus empregados.

O advogado Maximiliano Nagl Garcez, da assessoria jurídica do Sindenel, e que representa os trabalhadores em Brasília, apresentará esta semana impugnação aos embargos à SDI-1 interpostos pela Elos, e realizará sustentação oral quando o processo for futuramente colocado em pauta pela SDI-1 do TST.