quinta-feira, 7 de março de 2013

Veneri vê irresponsabilidade na decisão de cancelar subsídio

O líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), disse que o governador Beto Richa (PSDB) não pode fugir à responsabilidade do cargo e deve se esforçar para solucionar o impasse sobre o custo da tarifa do transporte coletivo em Curitiba e nos municípios da região metropolitana. "Foi uma decisão precipitada do governo cancelar o subsídio. Se antes, ele concedeu o subsídio ao seu sucessor na prefeitura, é por que entendia que era uma medida justa. Ou não foi uma medida prática? Foi apenas demagogia", afirmou Veneri, lembrando que o governador instituiu o auxílio para manter a tarifa integrada entre Curitiba e região metropolitana, durante a gestão do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB).

Para o líder da bancada de Oposição, o governo não pode dizer que Curitiba é uma cidade com um dos maiores orçamentos do país e virar às costas para as demais treze cidades da região metropolitana que compõem o sistema integrado. "Para mim, isto soa como insensibilidade de um governante. O governador tem razão ao dizer que Curitiba é rica. Mas e as demais cidades da região metropolitana? Será que ele conhece?", questionou o deputado.

A Constituição Estadual, no artigo 21, estabelece que o governo do Estado é responsável por instituir as regiões metropolitanas e integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, ressaltou Veneri. "Se assim não fosse, por que existiria a Comec (Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba) ?", questionou.

Veneri citou que o governador tem responsabilidades com os cidadãos de toda a região metropolitana, que estudam e trabalham em Curitiba e que serão prejudicados com a retirada do subsídio. "Nós sabemos o quanto um aumento de tarifa pesa no bolso do trabalhador não apenas de Curitiba, como também da região metropolitana", afirmou.

O líder da Oposição também criticou as declarações do governador e aliados que sugeriram ao prefeito de Curitiba pedir ajuda ao governo federal para manter o subsídio da tarifa. "O governador esquece que o principal aliado do prefeito é o cidadão. E no caso do governador, todos os paranaenses são os aliados. Quem vota no prefeito, no governador, é a população. Não é o governo federal. E o governador foi eleito pela maioria da população do Paraná para resolver os problemas e não para ficar com picuinhas", disse.