sexta-feira, 6 de maio de 2011

ELEIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COPEL

Nosso companheiro Claudio Behling, Secretário de Segurança do Trabalho do SINDENEL é candidato ao Conselho de Administração da Copel em eleição que ocorrerá no dia 16/05/2011. Nos próximos dias o Claudio estará percorrendo as diversas áreas da Copel apresentando sua proposta de trabalho para o CAD.

PROJETO DE LEI QUE CRIA A DEFENSORIA PÚBLICA DO PARANÁ

Estive hoje pela manhã presente na Audiência Pública no Plenarinho do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, levando o apoio do Sindenel e dos trabalhadores eletricitários ao projeto de lei nº. 439/2010, que institui a Defensoria Pública do Estado. O Paraná esta entre os últimos estados da federação a criar a Defensoria Pública que já deveria estar em atividade desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, ou seja, levamos 23 anos para chegar a este momento. Segundo o compromisso assumido pelos parlamentares na audiência publica a lei deverá ser sancionada no dia 19 de maio, quinta-feira próxima. A implementação da Defensoria Pública é passo imprescindível para o estado democrático de direito daqueles brasileiros que por sua condição econômica são marginalizados por não terem acesso ao judiciário, e que possam enfim, ser realmente tratados como iguais e podendo defender seus direitos seja na esfera civil, previdenciária, trabalhista, etc.
“Uma nação não pode ser julgada pela maneira como trata seus cidadãos mais ... pelo tratamento dado aos mais marginalizados ”. (Nelson Mandela)

terça-feira, 3 de maio de 2011

COMPAGAS APRESENTA AOS SINDICATOS A CONTRAPROPOSTA

Em reunião realizada nesta terça-feira (3) a diretoria da Compagas apresentou aos sindicatos que representam os funcionários da empresa, a contraproposta da pauta apresentada pelos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2011/12. A Compagas apresentou também a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e vinculou o pagamento do PPR a assinatura do ACT. 


Agora, os dirigentes sindicais dos quatro sindicatos envolvidos na negociação (Senge-PR, Sintec, Sindenel e Sinaep) vão discutir item a item da proposta com a empresa para chegar ao melhor resultado para seus representados. 

A reunião já está agendada para a próxima sexta-feira (6), às 8h30, na sede da Compagas.  Trabalhador acompanhe a negociação, dúvidas e/ou sugestões entre em contato com o sindicato.

RESULTADO DA REUNIÃO DE HOJE COM A FUNDAÇÃO COPEL

O SINDENEL e as demais entidades sindicais do CSMEC (Coletivo Majoritário dos Empregados da Copel) estiveram reunidos com a nova Diretoria da Fundação Copel, representados pelo Sr. Hélio José Pizzato - Presidente, Sr. José Carlos Loureiro- Diretor Financeiro e Sr. Antonio Sergio de Souza Guetter -Diretor de Administração e Seguridade. Vários assuntos relevantes aos trabalhadores foram abordados e defendidos, dentre eles citamos:
Prazo para liberação de exames médicos: a Fundação esclareceu que pelas normas internas tem um prazo de até 5 dias úteis para análise e liberação de exames. Os casos emergenciais têm tratamento distinto quanto ao prazo. Esclareceram também, que a demora na liberação de alguns exames decorre pela necessidade de aquisição de materiais;
Limite de exames: a Fundação estará acatando a não limitação do número de exames determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde); Credenciamento médico e convênios: a Fundação esclarece que paga um valor por consulta aos médicos conveniados acima da média dos planos de saúde do mercado, visando a manutenção dos convênios;
Representantes da Fundação nas cidades do interior: nas localidades do interior, empregados da Copel atuam como prepostos da Fundação para encaminhamentos de pedidos de liberação entre outras coisas. Segundo a Diretoria da Fundação, esses empregados receberão treinamento para o exercício desta atividade;
Demora na liberação de remédios de uso contínuo: Procedimentos estão sendo revistos visando uma melhor gestão;
Participação no plano previdenciário: a Fundação a pedido dos sindicatos realizará estudos para alterar os limites percentuais de contribuição dos menores salários, atualmente limitados em 2% da remuneração;
Esclarecimento sobre pensão por morte: a Fundação esclareceu que o estatuto prevê o pagamento de 60% da remuneração do empregado a título de pensão para o cônjuge + 10% por dependente;
Reuniões mensais: As entidades sindicais do CSMEC demonstraram através argumentos sólidos a necessidade do estreitamento das relações da FC e sindicatos e ficou estabelecido o compromisso de realização de reuniões, sendo a primeira agendada para o dia 9 de junho. 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMPAGAS CONVOCA SINDICATOS PARA REUNIÃO

Dando continuidade ao processo de renovação de Acordo Coletivo de Trabalho para o período 2011/2012 a direção da COMPAGAS convocou nova reunião com as entidades sindicais na manhã do dia 3/5/2011 (terça) em sua sede em Curitiba.
Tão logo tenhamos a posição da empresa sobre os pleitos dos trabalhadores constantes na pauta de reivindicações estaremos informando a todos.