sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CONVITE AOS COPELIANOS (A)

Quero renovar o convite para a participação dos trabalhadores da Copel na assembléia de fechamento de pauta que ocorrerá hoje a partir das 18h na sede do Sindenel. Este é o inicio de um grande momento para nossa categoria, pois aprovaremos em plenária os pleitos que farão parte da pauta a ser encaminhada para a empresa para negociação e celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/12, sua participação durante a campanha salarial é fundamental para o bom resultado das negociações.
Contamos com sua presença.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

REUNIÃO SOBRE REIVINDICAÇÕES DOS LEITURISTAS DA COPEL

Em reunião ocorrida ontem, 02/08 às 14h no KM3 com os representantes da Copel obtivemos as seguintes respostas as reivindicações dos trabalhadores:

• Uniformes e material de segurança;
O sindicato solicita uniformes adequados para os leituristas que executam atividades de moto (capacetes adequados, bota de motociclista, jaqueta). Também solicitou uniformes adequados para a atividade para os demais leituristas (calça, tênis - os atuais causam luxações e lesões, camisetas, blusas, jaquetas e vestuário para chuva). Os leutiristas argumentam que a identificação através do crachá fica comprometida pelo desgaste acentuado causado devido a exposição ao meio ambiente (sol e chuva) diariamente. A cor atual do uniforme (azul escuro) pode estar atraindo atenção dos cães.

Sobre os crachás, a Copel se compromete a realizar a troca quando solicitado pelos empregados. A Copel afirma que a cor azul cientificamente não atrai a atenção dos animais. Sobre a troca dos uniformes, a Copel afirma que tudo passa por licitação e este processo é demorado, pois é necessário a especificação para o processo de contratação destes uniformes.
A Copel afirma que já está em fase de confecção dos novos uniformes. A modelagem será apresentada aos leituristas até o final de outubro para teste.

Sobre o capacete para os motociclistas, a Copel afirma que comprou capacetes individualmente para todos os leituristas motociclistas mas avaliará a situação e quem tiver problemas pode solicitar a substituição.

Sobre os calçados, a Copel afirma que nem todos os leituristas reclamam do tênis e da altura, pois amarram bem e não vêem problema. A questão da palmilha, a Copel pode adquirir mais palmilhas para a troca. O sindicato afirma que os tênis podem causar lesões aos trabalhadores.

• Alimentação nas rotas;
O sindicato solicitou que houvesse estrutura adequada a necessidade de alimentação dos empregados em rotas onde não existam locais para refeição e sugeriu novamente o uso de veículos da empresa para buscar os empregados para as refeições e devolve-los posteriormente na rota para a rotina de trabalho.

A Copel afirma que todos os leituristas são orientados a realizar as refeições durante o horário de almoço (até 2 horas) e podem utilizar ônibus para buscar um local fora da rota para refeição. O sindicato reafirmou a dificuldade encontrada pelos trabalhadores em utilizar o transporte publico para sair da rota e retornar no tempo disponível para refeição e que é obrigação da empresa apresentar uma solução urgente e factível para alimentação destes empregados. A Copel apresentou como proposta mapear todas as rotas com dificuldades de realização das refeições e sugerir locais de alimentação próxima às rotas.

A Copel apresentou ao sindicato um documento assinado pelos leituristas das agências Bacaheri, Vila Hauer e Santa Felicidade que não concordam com as reivindicações encaminhadas a empresa e que foram temas desta reunião.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

APROVADA PROPOSTA DO PPR PELOS TRABALHADORES DA COMPAGAS

Em destaque Koseki e Eduardo detalhando a proposta do PPR aos trabalhadores

Em assembléia ocorrida às 18:30h de ontem na sede do Sindenel com os trabalhadores da Compagas os dirigentes sindicais apresentaram a contraproposta da Participação nos Resultados negociado com a empresa. O sindicato elaborou uma planilha projetando a proposta da empresa em varias faixas salariais para melhor entendimento dos valores a serem pagos. Um grande avanço ocorreu na forma de distribuição que passa a ser de 50% linear e 50% proporcional ao salário, forma de distribuição defendida pelo Sindenel e que representa uma forma mais justa da divisão do montante. Após vários questionamentos por parte dos trabalhadores sobre a proposta foi colocada para deliberação, sendo aprovada por unanimidade. A plenária também outorgou poderes ao Sindenel caso seja necessária alguma medida administrativa e/ou judicial para garantir o pagamento da PPR 2010/11 dentro dos prazos pactuados. Aprovada também ajuizamento de ação de periculosidade para trabalhadores em atividade de risco.