quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Copel tem crescimento de 5,4% no mercado cativo em 2011

Consumo na área de concessão da companhia soma 22,454GWh
Por Ivonete Dainese

A Copel registrou crescimento de 5,4% no mercado cativo de energia elétrica ao longo do ano passado. A companhia apresentou nesta sexta-feira (27/1) relatório que analisa o desempenho do mercado em 2011, tendo como base de comparação os valores observados no mesmo período de 2010.

Entre janeiro e dezembro, a classe industrial cresceu 5,3%, consumindo 7.467 GWh. O resultado foi ocasionado pelo crescimento da produção industrial paranaense, particularmente dos setores de veículos automotores, refino de petróleo e produção de etanol e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Ao final de dezembro, esta classe englobava 33,3% do mercado cativo da Copel, com 80.771 consumidores atendidos.

Na classe residencial, o consumo foi de 6.224 GWh - crescimento de 5% -, influenciado pela expansão do emprego e da renda na área de concessão da companhia. Esses fatores estimularam o aumento de 4,2% no número de consumidores e a variação positiva de 0,8% no consumo médio residencial. No final de dezembro de 2011, esta classe representava 27,7% do mercado cativo da Copel, totalizando 3 milhões de clientes residenciais.

A classe comercial consumiu 4.769 GWh, o que representa um crescimento de 6,8% motivado pela evolução da renda e pelo aumento do crédito, principalmente o habitacional, que estimularam os setores de móveis e eletrodomésticos e de materiais de construção. Até dia 31 de dezembro de 2011, esta classe representava 21,2% do mercado cativo da Copel e eram atendidos 319.667 consumidores.

Já a classe rural, uma das mais fortes da região Sul do País, consumiu 1.872 GWh e cresceu 5,5%, em decorrência do bom desempenho da agropecuária paranaense e do aumento de 2,2% na base de clientes. Ao final de dezembro, eram atendidos 374.819 consumidores rurais. Esta classe representa 8,3% do mercado cativo da Copel.

As outras classes (poderes públicos, iluminação pública, serviços públicos e consumo próprio) consumiram 2.122 GWh. O número representa aumento de 3,7%, em linha com o crescimento da base de clientes, perfazendo o total de 52.058 consumidores no final do período. Estas classes em conjunto equivalem a 9,5% do mercado cativo da Copel.

Já o mercado fio da Copel Distribuição, composto pelo mercado cativo, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias dentro do Estado do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, avançou 4,4% ao longo de 2011.

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