quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Reunião de Centrais com Maia foi positiva

“Considero positiva e com chances de construirmos uma agenda para discutir e encaminhar questões trabalhistas e previdenciárias”. É a impressão de João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, sobre encontro de uma hora, ontem (30), em Brasília, com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM).

Além da Força, participaram da reunião Nova Central, CSB e UGT. Deputados do PCdoB e do PT, que votaram em Maia para a presidência da Câmara, estiveram no encontro. Maia, segundo Juruna, afirmou que buscará incluir bancadas de esquerda nas discussões e tratativas de temas trabalhistas e previdenciários.

Emprego - Os sindicalistas voltaram a reafirmar a importância da leniência para empresas envolvidas em ilícitos, como forma de assegurar a atividade econômica. “O emprego é preocupação central da pauta sindical”, afirma Juruna.

CSB - A Agência Sindical também ouviu Alvaro Egea, secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros. “O presidente da Câmara foi franco e se disse favorável ao negociado sobre o legislado”, conta Alvaro. Porém, segundo ele, Rodrigo Maia adiantou ter acordo com parlamentares para não pôr a matéria em votação este ano.

Além da leniência que permitiria a continuidade de obras e fomentaria os setores de construção civil e pesada, gerando empregos, os sindicalistas também reforçaram a importância do Plano Nacional de Renovação da Frota, que segue no mesmo sentido.

Alvaro também disse que os sindicalistas presentes defendem que qualquer mudança na Previdência Social não pode ser feita a toque de caixa. “Qualquer alteração na Previdência hoje traz implicações para 23 milhões de aposentados, além de impactar o futuro de toda a população. Isso deve ser feito com responsabilidade”. Sobre o assunto, Rodrigo Maia não se comprometeu, mas existe receio real, por parte das Centrais, de que a pauta seja encaminhada ainda este ano.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário