segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Crescimento do PIB mostra recuperação no consumo das famílias

O PIB brasileiro, a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2017 em relação ao mês anterior. Se comparado com o mesmo período de 2016, o crescimento é de 0,3%. Mas no acumulado dos últimos 12 meses, a economia ainda registra uma retração de 1,4% do PIB.

Entre os dados mais positivos, está a volta do crescimento do consumo das famílias que aumentou 1,4% no trimestre após nove quedas consecutivas. Por outro lado, um dado ainda negativo é o da taxa de investimentos, que retraiu 1,2% se comparado com o mesmo período do ano passado.

O diretor do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, José Ronaldo Souza, explica que o setor da construção civil puxou para baixo a taxa de investimentos.

Apesar de alguns setores estarem ainda no negativo, o especialista do Ipea acredita que a tendência do PIB mudou.

O setor da indústria continuou apresentando queda no PIB e ficou com uma retração de 0,5% em relação ao trimestre anterior. O economista da CNI, Confederação Nacional da Indústria, Marcelo Azevedo, comentou o resultado.

Para o presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaia, o crescimento do consumo das famílias ocorreu por causa da liberação dos recursos do FGTS e da queda na inflação. E para o economista a redução na taxa de investimento ainda mostra um cenário de estagnação.

E o agronegócio teve variação de 0% no segundo trimestre em relação ao primeiro de 2017. Segundo a CNA, Confederação Nacional da Agricultura, o número é positivo porque manteve a alta produção do primeiro período do ano.
Fonte: Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário