terça-feira, 23 de outubro de 2018

Toffoli rebate Eduardo Bolsonaro: 'Atacar o Judiciário é atacar a democracia'

Em uma nota de três linhas emitida na tarde desta segunda-feira (22), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, rebateu as declarações do filho do candidato a Presidente da República Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), que numa palestra disse que fecharia o Supremo caso a corte impugnasse a candidatura do pai.

Depois da reação de alguns ministros e da cobrança por um posicionamento oficial da Corte, o presidente do Supremo emitiu nota afirmando que falar sobre o fechamento do STF é atacar a democracia.

"O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O País conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia", disse Toffoli em nota.

Um dos primeiros magistrados a reagir ao ataque do filhote de Bolsonaro foi o ministro Celso de Mello, decano do Supremo. Ele classificou a declaração como "inaceitável visão autoritária" e disse que a medida defendida por Eduardo Bolsonaro é "inconsequente e golpista".

Sem citar o nome do deputado, o ministro Alexandre de Moraes também criticou a fala do deputado e pediu a investigação, por parte da Procuradoria-Geral da República, por crime contra a segurança nacional.
Fonte: Portal Vermelho, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário