terça-feira, 22 de setembro de 2020

TST determina o fim da greve dos Correios e aprova reajuste de 2,6%

 A relatora do caso no TST, ministra Kátia Arruda, afirmou que foi a primeira vez que o tribunal julgou "uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados”. O colegiado avaliou que a paralisação não foi abusiva


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta segunda-feira (21) o fim da greve dos Correios e aprovou um reajuste salarial de 2,6% para a categoria. Os trabalhadores devem retornar ao serviço nesta terça-feira (22).


Apesar de decretar o fim da greve, o tribunal entendeu que a paralisação não foi abusiva e que, portanto, metade dos dias de greve devem ser descontados do salário dos empregados. Caso o entendimento fosse contrário, os empregados teriam desconto integral das horas não trabalhadas.


Caso a categoria não retorne ao trabalho na terça-feira, uma multa de R$ 100 mil será aplicada.


A relatora do caso no TST, ministra Kátia Arruda, reconheceu que a greve foi a única alternativa para os trabalhadores dos Correios, que tiveram praticamente todos os seus direitos retirados. “É a primeira vez que julgamos uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados”.

Fonte: Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário