terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Justiça do Trabalho mantém liminar que proíbe Ford de demitir

 Montadora também está impedida de se desfazer de bens e maquinários


A Justiça do Trabalho confirmou nesta segunda-feira (22) a liminar que proibiu a montadora Ford de demissão coletiva dos trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP). A empresa também continua impedida de se desfazer de bens e maquinários até a conclusão das negociações coletivas.


A decisão foi motivada por um recurso da empresa, apresentado após a decisão proferida no dia 5 de fevereiro, que também impediu a dispensa em massa dos empregados. A liminar foi assinada nesta manhã pela desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas.


Na mesma decisão, a desembargadora deferiu parcialmente pedido da montadora para desobrigar a empresa de fornecer em 30 dias um cronograma de negociação coletiva e para garantir que não há mais necessidade da participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) nas negociações entre a Ford e o sindicato da categoria.


Depois de audiência de conciliação na quarta-feira (17), o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) e a Ford chegaram a um acordo temporário, que prevê reunião com a direção mundial da empresa e manutenção dos empregos enquanto durarem as negociações. A produção deveria ser retomada, parcialmente, nesta segunda. E a reunião com os executivos americanos deve ocorrer até quinta-feira próxima (25).


Emprego e salário mantidos

A Ford havia entrado com dissídio de greve, o que provocou protesto por parte dos sindicalistas. O processo está suspenso até 5 de março, e enquanto isso as partes devem realizar pelo menos duas reuniões semanais, às terças e quintas. “As partes também concordaram com a retomada da produção da fábrica no próximo dia 22, com salários e benefícios assegurados a todos os empregados, convocados ou não ao trabalho, no curso da negociação”, informa o TRT.


Em assembleia realizada na quinta-feira (18) pela manhã, os trabalhadores na Ford de Taubaté aprovaram o acordo. Segundo o sindicato, a empresa deverá apresentar “um cronograma de trabalho e o quadro de funcionários necessários para atender a produção de peças de reposição para o mercado”. A unidade do Vale do Paraíba produz motores e câmbios.


A Ford anunciou em 11 de janeiro o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil, após mais de 100 anos montando veículos no país. Isso inclui, além de Taubaté, as fábricas de Camaçari (BA) e de Horizonte (CE, onde é produzido o utilitário Troller).


Em nota à época do anúncio, a empresa citou, entre outros fatores, os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário