terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

COPELIANOS E COPELIANAS – Escala de Revezamento

Para melhor entendimento da negociação referente ao tema envolvendo a questão da escala de revezamento, segue abaixo breve relato sobre o curso das negociações.

Foram inúmeras as reuniões com a Copel para negociarmos o retorno da escala de oito horas, tanto assim, que inicialmente, a empresa que havia sido irredutível em implantar a escala de seis horas, a partir de outubro de 2013, concordou em continuar as negociações, deixando em aberto o prazo de implantação da referida escala.

Infelizmente, apesar dos esforços concentrados dos sindicatos e dos trabalhadores, na busca por uma solução negociada, o acordo para o retorno da escala de oito horas não foi possível, levando tanto os empregados, quanto seus representantes sindicais a buscar a tutela do Poder Judiciário.

O Ministério Público do Trabalho encampou a luta dos trabalhadores, e em meados de agosto de 2014, o SINDENEL, juntou aos autos, pedido de assistência litisconsorcial, para atuar na ação, como terceiro juridicamente interessado. Naquele momento, a então MM. Juíza que presidia o processo, para além de não deferir a tutela antecipada requerida pelo MPT, também, apontou que somente iria manifestar-se acerca do pedido de assistência litisconsorcial requerido pelo SINDENEL, em sede de sentença.

Pois bem, passados meses, e ainda, nas tratativas com a empresa acerca do assunto, eis que, surge nova decisão de antecipação de tutela, agora sim, deferindo, o pedido formulado pelo MPT. Isso ocorreu em novembro de 2014.

No entanto, a MM. Juíza que proferiu a decisão deixou de se manifestar em relação ao SINDENEL e sua base de atuação, de modo que, foi necessário interpor Embargos de Declaração, a fim de sanar a omissão. A D. Juíza, prontamente estendeu os efeitos da decisão da tutela antecipada aos empregados representados pelo SINDENEL e afetos à situação.

Com base, nessa decisão foi possível construir junto à diretoria da empresa, o retorno da escala de oito horas aos empregados que nos procuraram e demonstraram os prejuízos sofridos durante a penosa imposição da escala de seis horas a que estavam submetidos.

Solicitamos a todos os nossos representados que se mantenham sempre mobilizados corroborando o posicionamento defendido pelo SINDENEL que continuará sendo sempre a busca da garantia para que os direitos legítimos dos COPELIANOS sejam efetivamente atendidos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário