sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mulher de Cunha vira ré na Lava Jato

A esposa do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) virou ré na Justiça Federal nessa quinta-feira por lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O juiz Federal Sérgio Moro aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Cláudia Cordeiro Cruz, mulher de Eduardo Cunha, e mais outras três pessoas. Entre elas, Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da Petrobras.

A investigação da Operação Lava Jato aponta que Eduardo Cunha recebeu mais de U$ 1,5 milhão em propina por um contrato da Petrobras com uma empresa no Benin, um país africano.

Parte dessa propina foi parar em empresas offshores e contas que alimentavam o cartão de crédito da esposa do presidente afastado da Câmara.

Os valores gastos durante sete anos alcançam mais de U$ 1 milhão o que, segundo os procuradores, seria incompatível com qualquer funcionário público, até mesmo um deputado federal.

Questionada sobre os valores dos cartões de crédito, Cláudia Cordeiro Cruz afirmou que não conhecia a origem do dinheiro e que nunca se interessou em perguntar ao marido, o deputado Eduardo Cunha.

Segundo o Ministério Público, boa parte dos gastos do cartão foram em viagens internacionais, diárias em hotéis de luxo e compras em lojas de grife.

Em nota, Eduardo Cunha ressaltou que sua esposa tem conta no exterior de acordo com as normas brasileiras, e que a origem desses recursos em nada tem a ver com atividades ilícitas ou recebimentos de vantagens indevidas.

O inquérito em que a mulher de Cunha virou ré investiga a participação da Petrobras em um campo no Benin, na África. A estatal pagou cerca de U$ 34 milhões de dólares por 50% de um poço de Petróleo.

Desse valor, cerca de R$ 10 milhões foram repassados para terceiros em forma de propinas, de acordo com o Ministério Público. Quatro anos depois, em 2015, a petroleira brasileira vendeu sua participação no Benin devido ao insucesso do negócio.
Fonte: Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário