quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Copelianos avançam na Campanha Salarial 2106/2017

Os trabalhadores da Copel  no estado do Paraná (eletricitários, técnicos industriais, técnicos de segurança, assistentes sociais e desenhistas) finalizaram a pauta unificada da Campanha Salarial 2016/2017.   Os copelianos, representados pelo Coletivo Sindical Majoritário dos Empregados da Copel, CSMEC, formado pelos sindicatos: Sindenel, Sindelpar, Sintec-PR, Sintespar, Sindaspar e Sindasp, participaram de assembleias regionais nas diversas cidades paranaenses. Nesses encontros  foram discutidas as reivindicações  específicas de cada grupo de profissionais, e as que são de interesse coletivo de todos os trabalhadores da Copel. A entrega do documento à direção da Copel,  contendo todas essas reivindicações, aconteceu na tarde dessa terça-feira, 16/08 em Curitiba (PR).

Ao todo o Coletivo Sindical Majoritário representa cerca de 7 mil trabalhadores de diversas áreas dentro da Copel (de um total de  8.600 funcionários da companhia). “Sem dúvidas essa  campanha salarial é uma das mais difíceis, principalmente pelo momento econômico e político brasileiro, e nós copelianos  não vamos pagar essa conta que não é nossa”, diz o presidente do Sindenel, Alexandre Donizete Martins.

Desde 2015 foi criada, no Paraná,  a Comissão de Políticas Salariais do Governo do Estado  e no âmbito de cada empresa  existe o  Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE). “Infelizmente os trabalhadores não fazem parte dessa comissão e desse conselho  e não podem interferir diretamente no índice de reajuste salarial proposto pelo governo, mas podemos confrontar as decisões desse conselho com a união de todos os copelianosl”, frisa o presidente do Sindelpar, Paulo Sérgio dos Santos.

“Para os trabalhadores a mediação do Coletivo Sindical Majoritário é o melhor caminho para alcançar índices dignos de reajuste, com a garantia dos direitos e benefícios adquiridos. Outros sindicatos se distanciaram desse coletivo, tentando impedir a unificação de uma pauta abrangente a todos os copelianos, mas o CSMEC,  que representa  mais de 7mil trabalhadores da Copel está firme, e levará à mesa de negociações, dia 16 de agosto, as decisões da maioria dos copelianos ”, explica o presidente do  Sintec-PR, Solomar Rockembach.

A  presidente do Sindasp, Kristiane Plaisant Marcon, destaca  que a complexidade de uma campanha salarial envolvendo várias categorias profissionais acaba sendo atrativa para os empregadores, nesse caso a Copel: “a união dos copelianos em um coletivo sindical é o que fortalece as negociações. Quando uma categoria não integra o CSMEC,  ela perde em força e mobilização”.

O CSMEC, criado em meados de 2011, vem se fortalecendo a cada ano, alcançando reajustes e benefícios históricos para os trabalhadores da Copel “Infelizmente, nem todos os sindicatos de trabalhadores da Copel estão integrados nesse coletivo, e passaram a individualizar suas campanhas salariais, enfraquecendo o poder de negociação com a direção da Copel”,  diz o vice- presidente do Sintespar, João Carlos Fassina.

“Até o final de setembro queremos encerrar as negociações com a direção da Copel, para já em outubro ser aplicado o índice de reajuste, e a atualização dos benefícios sociais”  “adiantou  o presidente do Sindespar, Luiz Antônio Pedroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário