quinta-feira, 26 de abril de 2018

Fórum Sindical realiza debate sobre reformulação do Congresso Nacional

O Fórum Sindical dos Trabalhadores, integrado por 22 Confederações nacionais dos setores público e privado, urbanas e rurais, além de aposentados, realizou terça (24) em Brasília, o 1º Encontro Nacional pelo resgate do Parlamento Brasileiro em defesa do interesse social. O evento teve parceria do Movimento BASTA!, composto por diversas organizações sindicais, ONGs, OSCIPs, entre outros segmentos.

O objetivo foi estimular e organizar o apoio a candidaturas progressistas, com o propósito de promover uma real mudança política no País, especialmente no parlamento brasileiro, por onde passam todas as proposituras de interesse nacional.

A Agência Sindical conversou com Artur Bueno de Camargo, coordenador do FST. Para ele, é fundamental que os trabalhadores apoiem candidatos que tenham propostas voltadas ao fortalecimento das políticas sociais e trabalhistas.

"O encontro teve a presença de 48 entidades sindicais, que debateram as mudanças necessárias na composição atual do parlamento que aí está. O consenso é que mudanças profundas são inadiáveis”, destaca Artur.

Ele mostra um exemplo: “Mesmo que o Supremo Tribunal Federal considere itens da nova lei trabalhista inconstitucionais, admitindo que uma lei complementar não pode ser modificada por lei ordinária, se esses Congresso permanecer, eles podem votar uma lei complementar que mantenha as maldades dessa reforma”.

Basta! - Lineu Mazano, secretário-geral da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e coordenador do Movimento BASTA!, ressalta a importância do evento. “Precisamos votar em quem tem compromisso com as reivindicações dos trabalhadores e do movimento sindical unificado. Não podemos reeleger quem votou e vota contra os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários", diz.

"Com audácia, coragem e visão de futuro, além de profunda revisão nos conceitos, o Movimento BASTA! é pauta vital da sociedade. É uma ferramenta para enfrentar as eleições com nova percepção sobre os rumos do País. Sua plataforma visa fortalecer os direitos políticos e incentivar a participação popular no processo eleitoral”, frisa Lineu.

Paim - O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a constituição do movimento. "Vamos ter uma campanha difícil. Meu sonho é ter um Congresso com maioria de parlamentares descentes, porque hoje são indecentes. Quero um Executivo decente. Esse movimento pode ser a trincheira de resistência contra tudo que está errado", avalia.

O senador manifestou sua preocupação com a reforma da Previdência. "Não tenham dúvidas, ela poderá voltar à pauta ainda em dezembro. Precisamos manter a vigilância, mantendo o trabalhador informado e pronto para se mobilizar", ressalta Paim.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário