sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ministério discute futuro do trabalho em reunião da OIT no Panamá

Encontro ocorre entre os dias 2 e 5 de outubro; documento vai subsidiar discussões de conferência em 2019

O ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, representará o Brasil na 19ª Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada de 2 a 5 de outubro, na Cidade do Panamá (Panamá). O tema central do encontro, realizado a cada quatro anos, será o Futuro do Trabalho. Este ano, o Brasil preside o grupo dos países da América Latina e Caribe (Grulac) na OIT.

Em seu pronunciamento, o ministro destacará os avanços das discussões sobre o tema no país, em particular com a criação do Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho. O encontro da OIT também servirá de base para a evolução das discussões no comitê.

A reunião objetiva promover o debate sobre o tema entre os países participantes. As principais posições da região serão consolidadas em um documento tripartite (governo, empregadores e empregados) e pactuará o compromisso de todos em relação ao futuro de trabalho nas Américas. O documento servirá de subsídio para as discussões que acontecem na Conferência Internacional do Trabalho em 2019.

Estudos Avançados
O Ministério do Trabalho constituiu o Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho, em 18 de setembro, formado por governo, instituições, empregadores, empregados e lideranças sindicais, com a missão de discutir o futuro do trabalho no país e propor formas de proteção ao emprego diante dos avanços tecnológicos.

A sociedade pode contribuir com sugestões como o impacto das novas tecnologias nas atividades econômicas e no mercado de trabalho e propor a adoção de políticas públicas que promovam a inclusão de trabalhadores no processo de transformação. As propostas serão analisadas pelo comitê, e o resultado, compilado para discussão no Conselho Nacional do Trabalho (CNT). As sugestões devem ser enviadas para o e-mail futurodotrabalho@mte.gov.br.
Fonte: MTb

Nenhum comentário:

Postar um comentário