sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ACT COPEL 2019/2020

Malabarismos retóricos e negociações sem avanços
No final da tarde do dia 19/9, após três dias de apresentações e debates - e apesar de todos os argumentos utilizados pelos sindicatos, a COPEL encerrou esta primeira rodada de negociações apresentando uma proposta que deixou os dirigentes sindicais indignados e estupefatos diante da postura da empresa em querer retirar benefícios financeiros conquistados ao longo dos anos e com muita luta.

A negociação não foi encerrada hoje, devendo ser retomada na segunda (23) e tendo previsão de encerramento na terça, dia 24 de setembro. Diante do cenário apresentado e do vencimento do atual ACT que ocorrerá dia 30/9, os sindicatos solicitaram a empresa a Carta de Garantia de Data Base, que garante aos trabalhadores continuar recebendo os atuais benefícios até a assinatura do novo acordo.

É Importante deixarmos claro que os sindicatos buscaram diversas alternativas e apresentaram várias possibilidades para que fosse possível chegar em números e condições mais interessantes para os eletricitários e eletricitárias, porém o discurso de culpabilização dos empregados, de uma pretensa meritocracia (sendo que ninguém trabalha sozinho e nem todo mundo tem o mesmo caminho, facilidades ou dificuldades), da importância de preservar o interesse dos acionistas e da necessidade de “agir como se a Copel fosse uma empresa privada, pois assim se evita o risco da privatização” (???) – o que significa, na prática, uma “privatização psicológica”, dominam a posição da empresa.


O que fazer? Marcar posição, juntar forças e convocar a todas as eletricitárias e eletricitários para somar com os sindicatos e estarmos juntos na luta contra a retirada dos SEUS direitos.

Segue o que foi proposto até o momento pela empresa:

REAJUSTE PELO INPC anual (previsto em 3,18%) para os salários, Auxílio Alimentação, Vale Lanche, Auxílio PCD.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO com reajuste pelo INPC, porém com uma alteração na norma para que os cursos sejam autorizados pela COPEL de acordo com a atividade do empregado e o interesse da empresa;

FIM DO ABONO SALARIAL com retirada da cláusula;

FIM DO PISO DE FÉRIAS E DO ABONO DE FÉRIAS DE 1/3 extra, mantendo apenas o 1/3 constitucional;
SEM REAJUSTE no Auxílio Creche.

Fiquem mobilizados e aguardem a continuidade das negociações!!! Repliquem em suas redes com as hashtags a seguir
#NenhumDireitoAMenos

Nenhum comentário:

Postar um comentário