quinta-feira, 17 de abril de 2014

Caso de deputado é negativo para PT, diz Gleisi

Para senadora, envolvimento de André Vargas com doleiro não encontra justificativa
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) acha que a relação entre o deputado petista André Vargas, do Paraná, com um doleiro "é um envolvimento que não encontra justificativa para ter acontecido e acaba impactando no PT e na política".

Em entrevista à Folha e ao UOL, a ex-ministra da Casa Civil afirma que a eventual renúncia de Vargas ao mandato "é uma decisão de foro íntimo". "Não me cabe fazer julgamentos nem condená-lo nem absolvê-lo", declarou.

Antes de ficar conhecida a relação entre Vargas e o doleiro Alberto Youssef, que está preso, o deputado faria parte da coordenação da campanha de Gleisi ao governo do Paraná. A senadora acha que o colega de partido "tem direito de fazer a sua defesa" e "decidir se vai renunciar ou não". E se ele preferir ficar no Congresso? "As instituições a que ele está ligado, tanto o PT como a Câmara dos Deputados, têm processos próprios de averiguação."

Segundo Gleisi, mesmo com a renúncia de Vargas, o impacto político do episódio tende a se arrastar durante toda a campanha no Paraná.

"O fato em si foi muito negativo. Não só para o PT, mas para a política brasileira. É mais uma denúncia, é mais uma descrença na política que a gente tem que recuperar. Não sei se o fato de renunciar, de esclarecer, pode recuperar tudo isso", afirmou.

Ao comentar reportagem da revista "Veja" que cita comentário que Vargas teria feito afirmando que a empresa de publicidade Heads, do Paraná, teria um esquema para favorecer a senadora e seu marido, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), ela respondeu que não há "nenhum fato concreto, a não ser insinuações de que alguém disse que havia alguma coisa".
Sobre a Heads, a senadora afirmou conhecer Cláudio Loureiro, presidente da empresa. "Temos uma relação cordial com ele (...), mas nunca tive nenhum serviço prestado pela Heads", diz.

Uma das mais ativas defensoras do governo no Senado, Gleisi acha que se tornou inevitável a instalação de uma CPI da Petrobras e prefere que a investigação seja a que foi proposta só no Senado, e não no Congresso (que incluiria deputados e senadores).
Até agora, o governo jogou com todas as possibilidades de CPI, propondo investigações só no Senado e também no Congresso, sempre incluindo a Petrobras e outros casos como o do Metrô de São Paulo (para atingir o PSDB) e sobre o porto de Suape, em Pernambuco (para alvejar o PSB).

A senadora avalia que na semana que vem, depois do feriado da Páscoa, tanto o Senado como o STF devem dar respostas a pendências que até agora impediram a instalação da CPI da Petrobras.

17/04/2014 por Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário