quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Meirelles admite que votação da reforma da Previdência fique para 2018

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já admite que a votação da reforma da Previdência pode ficar para o ano que vem.

Ele explicitou a possibilidade durante almoço de confraternização de final de ano da Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos.

Meirelles disse que espera a aprovação da reforma já na próxima semana, mas que se não for possível, vai trabalhar para que ela seja votada no início do ano que vem.

Questionado se o governo já tem os 308 votos necessários para aprovar a reforma, Meirelles disse que esse quadro está sendo avaliado a cada dia e que só na semana que vem será possível saber.

Segundo o ministro, se as mudanças na previdência não forem aprovadas, as agências de avaliação de risco podem reduzir a nota do Brasil e dificultar os investimentos no país.

Falando para uma plateia formada por dirigentes de bancos, Meirelles evitou usar a expressão spread bancário durante o discurso. Spread é a diferença entre a selic, a taxa básica de juros da economia e os juros reais cobrados pelos bancos.

Na semana passada, o Copom, o Comitê de Política Monetária, reduziu a selic para 7 %, a menor taxa na história, mas a redução não foi acompanhada pelos bancos.

Falando em custo do crédito, o ministro disse que os bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, podem ajudar a reduzir o spread, mas que isso não será feito de forma artificial, se referindo à tentativa do governo passado de reduzir os juros com a redução das margens de lucro dos bancos públicos.

Antes do ministro, o presidente da Febraban, Murilo Portugal, disse que além da selic, os riscos de crédito e o lucro dos bancos também interferem na definição do spread bancário.

O ministro, que teria uma agenda movimentada em São Paulo, cancelou os compromissos na capital paulista para voltar a Brasília para uma reunião com aliados do governo para discutir a reforma.

Fonte: Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário