terça-feira, 1 de outubro de 2019

Centrais discutem com Rodrigo Maia economia e estrutura sindical

Amplos setores do sindicalismo defendem construir pontes com o governo e o Congresso, para tratar de reforma sindical gestada em Brasília. Passo nesse sentido foi dado terça (24), quando Centrais e Confederações patronais se reuniram com Rodrigo Maia, presidente da Câmara. A pauta incluiu, também, a retomada do crescimento econômico, com a geração de empregos.

Pela Força, participaram Miguel Torres, presidente, e o secretário-geral João Carlos Gonçalves. Segundo Miguel, é forte a preocupação do movimento sindical e das entidades patronais com a estagnação econômica. “Há uma apreensão geral com a questão do desenvolvimento. O Brasil está parado e isso afeta duramente a classe trabalhadora”, ele diz.

A organização sindical foi outro tema de pauta. Wagner Gomes, secretário-geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil fez críticas ao Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), instituído pela Secretaria de Trabalho e Previdência Social. Para Wagner, apesar de formado por juristas e pesquisadores, falta ao grupo a representação dos trabalhadores. “É mais medida autoritária do governo, que despreza as boas práticas de participação e o diálogo social”, afirma.

Segundo o cetebista, a ideia é que Centrais e patronato construam juntos um projeto de organização sindical. “Vamos tentar deixar divergências de lado e trabalhar pra apresentar à Câmara nossa proposta o quanto antes”. Wagner Gomes completa: “Caso o grupo o Gaet apresente seu projeto antes, Maia se compromete a incluir nossas sugestões, que serão construídas”.

Unicidade - O governo defende a quebra da unicidade sindical na base. Já amplos setores sindicais combatem o fracionamento da representação classista e por categoria.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário